Utilizando um mesmo tipo de massa é possível fazer uma variedade de receitas diferenciadas e saborosas, as quais vão conquistar o paladar de todos que tiverem a oportunidade de experimentar.

cannelloni

Um prato que não é comumente consumido no Brasil, embora seus ingredientes estejam sempre presentes em outras receitas famosas, é o Canneloni.

Esta massa tem como base o mesmo tipo que é utilizado em lasanhas e, leva um recheio o qual demanda da criatividade do cozinheiro, se apresenta em formato de cone e pode ser a aposta ideal para cozinhar algo de aparência diferenciada, mas com sabores familiares.

Este prato combina com uma variedade de acompanhamentos, entretanto, um molho que fica muito saboroso e o qual é um dos favoritos de muita gente é o tradicional bolonhesa.

Com ingredientes acessíveis é possível fazer um prato incrível. Para preparar a massa de macarrão fresca, faz-se uso dos seguintes itens: 300 gramas de farinha de trigo; 3 ovos e sal a gosto.

Caso queira um maior número de porções resultantes, basta aumentar a receita, sempre respeitando a proporção de um para um. A cada 100 gramas de farinha que acrescentar, adicione também mais 1 ovo. Neste caso, atente-se também a corrigir a quantia de sal para que o sabor não fique sonso.

Para o molho, separe os seguintes ingredientes: 400 g de carne moída; 100 g de bacon picado em cubos; 1 cenoura picada; 1 cebola picada; 300 ml de molho de tomate; 125 g de queijo mozzarella; azeite de oliva a gosto; orégano a gosto; sal e pimenta do reino a gosto, queijo parmesão para gratinar.

A massa terá que descansar após ser sovada, portanto, comece o preparo por ela. Caso queira fazer alguns dias antes, também pode ser feito. Massas frescas duram por cerca de três dias, se conservadas em geladeira, e até três meses quando conservadas no congelador.

Comece o preparo por adicionar os ingredientes secos em um recipiente e mistura-los, a farinha e o sal. Organize-os no espaço formando um buraco ao centro, ou seja, como se fosse um vulcão e sua cratera.

Nesta cratera serão adicionados os ovos. Quebre-os em um local separado e misture-os, pondo-os em seguida no local designado. Misture todos os ingredientes, trazendo a farinha das bordas para o centro do recipiente de encontro aos ovos. Faça esse processo com um garfo ou com as mãos, fazendo uma espécie de pinça com os dedos e trabalhando a massa com suavidade.

Quando todos os ingredientes estiverem incorporados passe a sovar a massa, realizando esta etapa por cerca de dez minutos ou até que atinja o ponto ideal, no qual é lisa e homogênea, assim como não gruda mais no recipiente ou nas mãos.

Feito isso, cubra o recipiente com papel filme ou um pano de prato e deixe que descanse por cerca de meia hora. Este período de intervalo auxilia para que a massa se torne mais maleável na hora de abri-la.

Utilize este tempo e adiante o preparo do recheio, posteriormente reserve-o enquanto recorta a massa.

O molho começa por cortar em cubos os ingredientes que devem ser picados, em seguida coloque os legumes em uma panela aquecida com um fio de óleo e deixe que dourem, mexendo vez ou outra.

Assim que atingirem um ponto mais cozido, adicione os cubos de bacon e refogue este preparo. Feito isso, adicione também a carne moída e misture bem este conteúdo, deixando cozê-la por algum tempo, até que o tom da carne se altere indicando que ocorreu o processo de cozimento.

Feito isto, basta acrescentar o molho de tomate e misturar, temperando este preparo conforme achar necessário e deixando-o cozer em fogo baixo, com a panela destampada, por no mínimo meia hora. Desse modo, o molho ficará mais grosso.

Atente-se a mexer este conteúdo vez ou outra, enquanto ele segue cozendo, evitando que queime ou coza mais do que o ponto desejado. Assim que finalizar este preparo, reserve-o.

Uma vez que o recheio estiver pronto e o tempo de intervalo da massa estiver cumprido, volte sua atenção a ela. Enfarinhe uma superfície lisa, tal como uma bancada, tampo de mármore ou mesa, e utilize este espaço para abrir a massa.

Se tiver um cilindro próprio, utilize-o, mas caso contrário, abra-a com um rolo de macarrão. Será um pouco mais trabalhoso, mas o resultado é igualmente saboroso.

Faça este processo até que a massa fique com uma espessura mediana, então a recorte em formato retangular. Não precisa ser muito grande, mas tem de ser o suficiente para enrolar a massa já recheada e fecha-la.

Com os retângulos feitos, distribua o recheio entre estes e os enrole. Feito isso, transfira estes preparos para uma forma ou refratário que possa ir ao forno, cubra com o molho e o queijo parmesão, e leve para assar.

Em pouco tempo e com ingredientes acessíveis é possível preparar um prato delicioso e diferenciado que irá agradar a todos com seus sabores tão familiares.

0/5 (0 Reviews)