Caramelli recheado de ricota e cogumelos

Pratos baseados em massa são, por vezes, atrelados a uma refeição mais pesada, entretanto isso não é necessariamente verdade. Quando optamos pelo preparo de um delicioso Caramelli recheado de ricota e cogumelos, por exemplo, garantimos suavidade no sabor e textura no resultado final da receita.

massas de macarrão

De fácil preparo, o Caramelli agrada quanto à possibilidade de diferentes combinações de sabor no recheio e molho, além de ser visualmente aprazível, sendo muito similar a um embrulho de bala. Sabe-se que seu nome surge exatamente em relação a seu formato, uma vez que a tradução literal de Caramelli, do italiano, significa caramelo, balinhas doces.

O preparo deste prato conta com um número razoável de ingredientes, mas seu preparo é simples, sendo interessante fazê-lo desde a massa artesanal até seus acompanhamentos, o recheio e o molho. Com ingredientes de fácil acesso e um tempo de preparo rápido, este prato se mostra interessante para variar nas refeições apresentadas a família ou mesmo para uma situação individual, visando agraciar o próprio paladar com novos e interessantes sabores.

A massa requer, considerando uma porção suficiente para duas pessoas, 500 gramas de farinha de trigo e 5 ovos grandes.

O recheio, por sua vez, necessita dos seguintes itens: 500 gramas de cogumelos picados; 200 gramas de ricota; ½ cebola roxa grande picada; 5 dentes de alho; cerca de 15 ramos de tomilho, além de sal e pimenta a gosto.

Para o molho, o toque final do prato, é necessário: 200 gramas de cogumelos picados; ½ cebola roxa picada; 600 gramas de creme de leite; 1 taça de vinho branco; 200 gramas de parmesão ralado, sal e pimenta conforme achar necessário.

Comece o preparo pelo recheio do prato. Para tanto, coloque em uma panela a cebola e o alho, refogando-os em fogo baixo até que adquiram uma consistência mais macia e então adicione os demais ingredientes, com exceção da ricota, e continue mexendo. Quando todo o conteúdo estiver incorporado, tampe a panela e deixe que cozinhe por cerca de quinze minutos.

Passado esse tempo, transfira essa mistura para um liquidificador e adicione a ricota antes de bater. Feito isso, adicione os temperos, corrigindo caso ache necessário e reserve este conteúdo para esfriar, enquanto isso prepare a massa.

Para a massa, siga o procedimento usual para massas frescas. Comece por colocar a farinha em um recipiente e no centro faça uma espécie de buraco, como uma cratera de vulcão, onde os ovos devem ser adicionados. Antes de adicionar os ovos no recipiente, misture-os separadamente, utilizando para tanto o auxílio de um garfo, fazendo este processo suavemente e em seguida incorpore-os a farinha, passando então a misturar com os dedos até que atinja uma consistência lisa e homogênea.

Quando atingir o ponto desejado, coloque a massa sob uma superfície lisa e enfarinhada, tal como um balcão ou tampo de mármore, e a sove por cerca de dez minutos. Caso perceba a massa pouco firme adicione farinha pouco a pouco, até que atinja o ponto desejado e se, pelo contrário, a mesma estiver firme demais coloque pequenas quantias de água a mistura, buscando o ponto ideal. Posteriormente, retorne-a ao recipiente e o cubra com um plástico filme ou pano de prato, deixando reservada por no mínimo dez minutos.

Enquanto a massa descansa, utilize o tempo para o preparo do molho. Para isso, adicione em uma panela as cebolas, os cogumelos, o tomilho, o sal e a pimenta, deixando que cozinhe por cerca de dez minutos. Passado esse tempo, coloque na mistura o vinho e creme de leite, misturando bem por algum tempo até que comece a reduzir, então deixe que engrosse, adicionando em seguida o queijo, tornando a mexer, e apagando o fogo.

Com todos preparativos prontos é hora de abrir, recortar e rechear a massa. Coloque-a novamente sob a superfície lisa e enfarinhada, utilize um rolo de macarrão para auxiliar na abertura, caso não possua um cilindro próprio para massas, e procure deixa-la com uma espessura não muito fina. Recorte quadrados em uma média de 7×7 cm e coloque o recheio no centro. Para fechar pincele as bordas com água, sendo este processo um facilitador, então as feche como uma embalagem bala.

A etapa final consiste principalmente em cozer a massa e adiciona-la ao molho. O cozimento deve ser feito em uma panela de água fervente com um pouco de sal, sendo líquido suficiente para cobrir o conteúdo, deixando-a que cozinhe até que os Caramellis subam a superfície, indicando que o cozimento está completo.

Massa cozida, basta coloca-la em um refratário, regando-a com o molho, e adicionar as folhas de manjericão para o toque final. Em pouco tempo e em poucos passos, uma refeição suave e muito saborosa é realizada, podendo ainda poder haver uma variação do molho e recheio, caso seja do interesse do cozinheiro.

0/5 (0 Reviews)
2019-01-06T17:18:26+00:00