Para os amantes dos ingredientes típicos da época de natal, tal como a uva passa e damasco, ter o deleite de aproveitar de refeições com base nestes ingredientes apenas uma vez ao ano pode parecer muito pouco.

massas de macarrão

Então, por que não apostar nestes ingredientes e preparar um prato delicioso com estes itens em outras épocas do ano?

Preparar um Conchiglioni natalino apresenta diversos pontos positivos, dado que além do incrível sabor que este tipo de massa representa, este recheio que o acompanha conta com um investimento financeiro bem mais em conta quando preparado em épocas diferentes a tradicional.

Muita gente não gosta de uvas passas e, neste caso, basta substitui-las por um ingrediente da preferência de quem for consumir a receita, como uma deliciosa carne de pernil desfiada, considerando que a mesma manteria o sabor natalino do prato e o tornaria tão saboroso quanto a receita original.

Para o preparo da massa fresca desta receita separe os seguintes itens: 300 gramas de farinha de trigo; 3 ovos e sal a gosto.

Caso queira um número grande de porções basta aumentar a quantia dos ingredientes, respeitando a proporção de um para um. A cada 100 gramas de farinha a mais, acrescente também mais 1 ovo. Não esquecendo, é claro, de balancear também o sal.

Já para realizar o recheio, são precisos mais ingredientes, os quais são: 2 colheres de sopa de manteiga; 1 cebola cortada em pequenos cubos; 4 dentes de alho amassados; ¼ xícara de uvas passas brancas; ¼ xícara de damascos picados; ¼ xícara de parmesão ralado; 400 gramas de creme de ricota ou ricota amassada e batida com um pouco de leite; ½ xícara de queijo mozzarella ralado, manjericão e alecrim a gosto.

Iniciando o preparo do prato pela massa, adicione o sal e a farinha, na quantia referente à porção desejada, em um recipiente e os misture. Organize-os no espaço de modo que fique no formato de um vulcão, uma montanha com uma cratera ao meio.

Neste espaço da cratera é onde os ovos devem ser adicionados. Quebre-os em um local separado, evitando perder toda a receita, caso algum esteja inutilizável. Feito isso, bata-os suavemente, como se fosse fazer uma omelete, misturando-os e então adicione no espaço que foi reservado.

Para misturar os ovos aos ingredientes secos faça de modo suave, levando a farinha das bordas para o centro, misturando gentilmente aos ovos. Esta etapa pode ser feita com o auxílio de um garfo ou com as mãos, fazendo uma espécie de pinças com os dedos e incorporando os ingredientes.

Quando todos os itens estiverem devidamente misturados e a massa atingir uma consistência homogênea e lisa, sem grudar no recipiente ou nas mãos, deve-se parar de mexer.

Dado o tipo de receita, não sove esta massa, apenas misture tudo e depois cubra o conteúdo com plástico filme ou um pano de prato, deixando reservada, descansando, por no mínimo meia hora.

Esse processo de descanso é importante para tornar mais fácil processo de abertura. Quando passar este intervalo, enfarinhe uma superfície lisa como uma bancada, tampo de mármore ou mesa, e coloque ali a massa para abri-la com auxilio de um rolo de macarrão.

Se tiver acesso a um cilindro de massas, utilize-o. Abra a massa até que a espessura seja bem fina, molde-a e a reserve enquanto prepara o recheio que irá configurar este preparo.

Após preparar a massa e reserva-la, inicie o processo de preparar o delicioso recheio natalino.

O primeiro passo é aquecer uma panela ou frigideira e refogar a cebola na manteiga até que fique macia. Feito isso adicione o alho e refogue-os por cerca de mais um minuto, desligando o fogo em seguida.

A este preparo acrescente o restante dos ingredientes requeridos para o recheio e misture bem, adicionando posteriormente os temperos, alecrim e manjericão, assim como sal e pimenta, até que fique ao seu gosto. Quando esta produção estiver finalizada, reserve-a.

Uma vez que tenha realizado todos os passos do preparo deste prato, é hora de montar o mesmo e levar ao forno para assar.

As massas de conchiglioni devem ser organizadas em uma assadeira ou refratário que possa ir ao forno. Feito isso, recheie-as com o conteúdo que foi recém-preparado e cubra toda a extensão com o queijo mozzarella, conforme achar interessante.

Por fim, basta assar o seu preparo. Leve os conchiglionis ao forno por cerca de 20 minutos ou o tempo necessário para que o queijo gratine, dando a indicação de que o prato está pronto.

Retire do forno e sirva quente com guarnições como arroz e alguma salada simples de folhas de sua preferência.

Ainda que os ingredientes desta receita sejam típicos da época natalina, não há por que não utiliza-los para preparar deliciosos pratos em outras épocas do ano.

Em pouco tempo e com um nível fácil de preparo, faz-se uma receita incrivelmente deliciosa e nutritiva com ingredientes diferenciados aos tradicionalmente atrelados a massas.

0/5 (0 Reviews)