Espaguete ao molho bolonhesa com filé mignon

Um dos pratos mais apreciados entre aqueles baseados em massa, encontramos o famoso Espaguete. De fácil preparo e com a utilização de ingredientes simples, é uma receita que quase todos sabem e apreciam fazer nas mais variadas situações.

espaguetti_filemignon

Ainda mais adorado do que um simples espaguete é este mesmo prato acompanhado de um delicioso molho bolonhesa. Usualmente consumido é um molho que agrada a maioria das pessoas, tanto pelo sabor incrível quanto pela facilidade de preparo dos ingredientes.

Um prato que combina uma das mais famosas massas e um dos mais queridos molhos, este incrementado com um corte de carne sofisticado, certamente obterá um resultado de sucesso, sendo apreciado por aqueles que tiverem o deleite de experimenta-lo.

Para o espaguete ao molho bolonhesa com filé mignon, são necessários dois grupos de ingredientes: um para a massa fresca e outro para o acompanhamento.

Separe para o preparo da massa 300 gramas de farinha, 3 ovo e 3 colheres de chá de sal. Na condição em que se vise uma porção maior, basta incrementar a receita, respeitando a proporção de um para um, a cada 100 gramas de farinha a mais, adicione 1 ovo e outra colher de sal.

Para o acompanhamento serão necessários ½  kg de filé mignon cortado em pequenos pedaços; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 caixa de creme de leite; molho de tomate – 1 pacote pronto ou a quantia referente de molho caseiro; sal, orégano e pimenta a gosto. A quantia dos conteúdos utilizados no molho pode vir a ser alterada, conforme o número de porções que se visa ao final.

Comece a realização pela massa fresca, adicionando os ingredientes secos em um recipiente e misturando-os, deixando um buraco no centro, como uma cratera de vulcão, para que os ovos sejam adicionados neste espaço.

Misture os ovos primeiramente em um local separado e depois os junte ao restante dos ingredientes, misturando-os em um movimento que trás a farinha com sal das bordas para o centro, mexendo dessa forma suavemente até que todo conteúdo esteja incorporado.

Feito isso, enfarinhe uma superfície lisa como uma bancada ou mesa, onde se possa sovar a massa. Disponha-a neste espaço e sove por cerca de dez minutos ou até que atinja a consistência ideal, lisa e homogênea. Se a massa demorar a atingir este ponto, por razão de estar muito seca, adicione água aos poucos, e caso esteja muito úmida incremente com um pouco mais de farinha até obter o ponto ideal.

Depois de ser sovada a massa deve ser reservada, posta para descansar, por cerca de vinte minutos. Pode-se utilizar esse intervalo para o preparo do molho, caso ache interessante.

Após o descanso a massa está pronta para ser aberta e recortada no formato referente à receita escolhida, considerando que esta receita de massa fresca permite o preparo de uma diversidade de massas diferentes. Para a abertura, novamente enfarinhe uma superfície e lisa, e faça ali este processo com o auxílio de um rolo de macarrão. Caso possua um cilindro para massas, utilize-o iniciando pela espessura mais grossa.

Abra a massa até que atinja um ponto em que não esteja muito espessa, mas também não seja fina o bastante para tornar-se transparente, posteriormente a corte no formato tradicional do espaguete, reservando este preparo para cozer posteriormente.

Para o molho, comece seu preparo por refogar, em fogo médio, as cebolas e o alho, adicionando em seguida a carne e o molho de tomate, deixando cozer.  Feito isso, pode-se levar a massa para o cozimento, pondo-a em uma panela com água o suficiente para cobrir todo o conteúdo.

Quando a água ferver, adicione o macarrão e um pouco de sal, deixando cozer até que esteja quase al dente. Atente-se ao fato de que massas frescas cozem em tempo inferior as secas, entre três e cinco minutos, no geral.

Quando estiver quase no ponto ideal, escorra a água e retorne a massa para a panela, acrescentando o preparo feito com o filé mignon. Corrija o sabor, adicionando os temperos a seu gosto e feito isso, complemente o prato com a adição do creme de leite.

. Misture todos os ingredientes e tampe a panela, deixando que a massa termine o processo de cozimento através do contato com o creme de leite e o vapor obtido pela panela tampada. Considerando esta etapa é importante atentar-se ao processo de cozimento, pois se cozer demais na água, posteriormente o resultado pode não ficar tão interessante, dado que a massa passaria do ponto ideal.

Uma vez que esteja cozida, basta acrescentar temperos adicionais pós-cozimento, como orégano e manjericão, caso aprecie. Em um tempo curto e com poucos ingredientes, faz-se uma massa saborosa e nutritiva, adorada pela maioria das pessoas e incrementada pela substituição da tradicional carne moída pelo filé mignon.

Pode ser interessante ainda adicionar outros ingredientes ao molho, caso ache viável, como alcaparras ou outros legumes, visando aumentar a constituição de sabores e nutrientes do prato final.

0/5 (0 Reviews)
2019-01-15T00:05:04+00:00