Espaguete com presunto e queijo ao forno

Preparar um prato o qual tem massa fresca como base é ter certeza de apresentar algo que agradará a grande maioria – se não todos – daqueles os quais agraciarem o paladar com a refeição. Usualmente as massas são um alimento de fácil preparo e que permite variadas combinações, desde as mais tradicionais até as mais diferenciadas, contando com ingredientes que surpreendem o paladar.

Por vezes, tudo que queremos é um prato aconchegante, com sabores tradicionais e reconfortantes. Nada melhor que um tradicional Espaguete de presunto e queijo para tanto. Simples de fazer e com ingredientes fáceis de serem obtidos é uma receita que pode ser feita para as mais diversas ocasiões.

tagliarini-preparato-fabrica-de-massas

O espaguete é uma das massas mais consumidas no mundo, sendo a favorita entre os brasileiros. Seu nome está atrelado a seu formato, pois a tradução em português vem do Italiano Spago que significa barbante, o qual assim como a massa, apresenta a característica de ser um fio longo e de espessura mediana.

O acompanhamento utilizado neste tipo de massa pode variar, conforme a preferência do cozinheiro, entretanto um dos mais tradicionais e mais simples de serem preparados é sem dúvida o qual apresenta uma das mais queridas combinações, o presunto e queijo.

Esta receita, conta com o uso de poucos ingredientes, sendo necessário para o preparo da massa apenas 400 gramas de farinha de trigo (3 xícaras); 4 ovos e 3 colheres de chá de sal. Enquanto o acompanhamento pede 250 gramas de presunto em cubos; 250 gramas de queijo mozzarella em fatias; 200 gramas de ervilhas (1 lata); 1 lata de creme de leite (sem soro); 100 gramas de queijo parmesão; azeite, sal e pimenta a gosto.

Comece o preparo deste prato pela massa fresca. Tal como a maioria das massas, inicie por colocar a farinha em um recipiente, mistura-la ao sal, e fazer ao centro do mesmo uma espécie de cratera de vulcão com o conteúdo, local onde serão adicionados os ovos.

Em seguida, bata os ovos em um recipiente separado, adicionando-os posteriormente a cratera feita de farinha, mexendo suavemente os dois ingredientes com o auxilio de um garfo até que estejam bem incorporados. Quando completar esse passo, deixe o garfo de lado e passe a misturar a massa com as mãos, sovando-a ainda no recipiente até que atinja um ponto mais homogêneo e não esteja grudando nos dedos. Por fim, passe esse conteúdo para uma superfície lisa e enfarinhada, de modo que seja possível sovar a massa com maior propriedade.

Esse processo deve durar entre dez e quinze minutos e, se ainda assim perceber a massa inconsistente, grudando nas mãos e no próprio recipiente, tente adicionar pouco a pouco farinha a mistura até atingir o ponto ideal e, se pelo contrário, perceber o conteúdo mais firme do que deveria, adicione pequenas quantias de leite enquanto sova.

Feito isso, molde a massa como uma bola e a embale em plástico filme ou cubra com um pano de prato, levando-a em seguida para a geladeira para descansar por no mínimo trinta minutos.

Enquanto a massa fica reservada, prepare os ingredientes do acompanhamento, separe o que for utilizar, recortando o presunto e queijo mozzarella e retirando o soro do creme de leite. Desse modo, quando atingir o tempo de descanso da massa, parte do trabalho já está realizado.

Quando retirar a massa da geladeira, deixe-a algum tempo em temperatura ambiente e, posteriormente, retorne-a a superfície onde foi sovada inicialmente para que seja aberta. Para o processo de abertura da massa, é possível utilizar tanto de um cilindro próprio para esta função, quanto de um rolo de macarrão usualmente encontrado na maioria das residências brasileiras.

É interessante dividir a massa a fim de facilitar a abertura e, feito isso, abra-a na superfície enfarinhada até que atinja uma espessura de cerca de 2 mm, recortando-a em seguida conforme o formato de espaguete. Com este ponto completo, basta cozer a massa e adicionar o acompanhamento.

De cozimento em tempo inferior a massas secas, atente-se a sua massa fresca, que deve estar pronta entre três e cinco minutos, atingindo ponto al dente. Seu preparo deve ser feito em uma panela de água fervente, o suficiente para cobrir a massa, e uma vez pronto, coloque-o para escorrer.

Enquanto a massa escorre a água do cozimento, coloque em uma panela o creme de leite, as ervilhas, o azeite e o presunto, temperando com sal e pimenta a gosto. Adicione o macarrão a este conteúdo, misturando para que se incorpore aos demais ingredientes e, posteriormente, transfira-os para um refratário ou forma que possa ser levado ao forno.

Por cima do espaguete e demais ingredientes distribua a mozzarella e o queijo parmesão, levando por cerca de quinze minutos em forno médio, em torno de 180 Cº, de modo que fiquem gratinados. Caso ache interessante, adicione ainda algum tipo de carne aos acompanhamentos, como frango ou linguiça calabresa.

0/5 (0 Reviews)
2019-01-04T12:18:10+00:00