Farfalle integral ao molho de aveia

A cada dia mais se observa um aumento exponencial na busca por refeições mais saudáveis, assim como as quais contam com um preparo vegano.

farfalle integral

Ainda que exista uma grande procura ainda é difícil encontrar preparos interessantes que contemplem este tipo de requisito, especialmente quando o assunto é massa.

Na maioria das vezes as massas são feitas de ingredientes que provém de origem animal e com acompanhamentos que também contam com carnes.

Entretanto, procurando bem é possível preparar incríveis refeições veganas as quais permitem que este público adicione as massas à dieta, assim como permitem que sujeitos que apenas procuram refeições alternativas as encontrem.

Um exemplo deste tipo de refeição é o delicioso Farfalle integral com molho de aveia, o qual conta com ingredientes relativamente acessíveis, embora não muito consumidos pelo público em geral, como a farinha integral e a aveia.

Para seu preparo são necessários dois grupos de ingredientes, os utilizados para o preparo da massa fresca de farfalle e outro para o molho.

A massa conta com os seguintes itens: 1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de farinha integral; cerca de ½ xícara de água e sal a gosto.

O molho, por sua vez, requer: 1 xícara de aveia de flocos finos; 2 xícaras de água filtrada; 1 pitada de noz moscada ralada e sal a gosto.

É interessante começar o processo pelo preparo da massa, entretanto, enquanto a faz, coloque a aveia de molho na água filtrada. Deixe-a por no mínimo quinze minutos.

Para a massa fresca de farfalle, adicionando os ingredientes secos a um recipiente e misture-os. Em seguida, adicione a água aos poucos. É importante não acrescenta-la toda de uma vez, pois é possível que seja necessário menor ou maior quantia do que sugerido na receita.

Deve-se coloca-la pouco a pouco, mexendo a mistura até que atinja uma consistência homogênea e firme. Feito isso, transfira este preparo para uma superfície lisa e enfarinhada e sove-a por cerca de dez minutos, período no qual deve atingir o ponto ideal, no qual não gruda na superfície ou nas mãos.

Após a etapa de sova é hora de abrir a massa. Na mesma superfície enfarinhada, utilize um rolo de macarrão para realizar a abertura, caso não tenha um cilindro próprio para este processo.

Faça o processo de abertura até que a massa atinja uma espessura mediana, um pouco mais grossa do que o ponto em que ficaria transparente. Quando alcançar este feito, enrole toda a massa como um grande cilindro, depois recorte as tiras de farfalle, abrindo-as e deixando-as estiradas sob a superfície com farinha evitando que grude ou se quebre.

Uma vez que o preparo do molho é rápido, é possível cozer a massa e deixa-la reservada por um instante.

Seu cozimento é feito em uma panela com água e um pouco de sal, sendo o líquido suficiente para cobrir toda a massa que foi preparada. Coloque-a neste recipiente quando a água atingir fervura, deixando que coza até atingir o ponto al dente. Esse processo deve levar cerca de três a cinco minutos, dado que é fresca e coze em tempo inferior as secas.

Coloque esse preparo para escorrer a água enquanto faz o molho.

Após finalizar o período de molho da aveia, transfira-a para o liquidificador e bata até obter um creme de consistência bem lisa. A este conteúdo adicione o sal e a noz moscada, conforme achar necessário.

Caso interprete a consistência do molho como muito robusta, basta adicionar um pouco mais de água e bater até atingir o ponto desejado.

Feito isso, o molho também está pronto e basta transferir a massa para um refratário, adicionando este preparo por cima.

Para acompanhar este prato pode ser interessante acrescentar um refogado de vegetais, tal como espinafre, couve ou outro de preferência do cozinheiro.

Neste caso, é necessário refogar as folhas, faça este passo, refogando o vegetal de sua escolha com outros condimentos, tal como cebola, alho, manjericão, sal e pimenta.

Após refogar os primeiros itens, basta adicionar as folhas picadas ou rasgadas, conforme preferir, e coloca-las também na panela. Neste ponto, baixe o fogo e tampe-a deixando que o vegetal seja cozido no vapor que se forma.

Este refogado pode ser tanto adicionado por cima do molho, criando uma apresentação diferenciada em camadas, como pode ser acrescentado ao mesmo antes que este seja adicionado à massa.

Através deste preparo é possível fazer uma receita saborosa e vegana, a qual além de contemplar este público pode também ser inserida na dieta de sujeitos que visam à hipertrofia, dado que considerando a utilização da farinha integral, a aveia e o espinafre, torna-se um prato rico em proteína, nutriente importante neste processo.

Com ingredientes baratos e através de um processo rápido de preparo faz-se um prato diferenciado as massas tradicionais, o qual ainda pode ser incrementado com legumes e vegetais de preferência pessoal, visando maior construção de sabor e valor nutricional.

 

0/5 (0 Reviews)
2019-02-04T19:21:55+00:00