Fettuccine ao molho bolonhesa com creme de queijo

A massa de Fettuccine é incrivelmente deliciosa e combina perfeitamente com molhos mais encorpados, dado o formato em que se apresenta, o qual permite que os demais sabores a ela adicionados se espalhem por todo o espaço da mesma.

fettucinne-massas-italianas-min

Dois tipos de acompanhamento que estão entre os favoritos da maioria dos amantes de massa, são o molho bolonhesa e as diversas variedades de molhos a base de queijo.

Se ambos são tão incríveis, então por que não preparar uma receita onde estes se apresentam combinados? Uma massa acompanhada de bolonhesa e queijo certamente resulta um sabor surpreendente saboroso.

Esta refeição conta com dois molhos favoritos, assim como uma massa tradicional e é levada ao forno para ser gratinada ao final do processo. O resultado não pode ser outro a não ser um prato incrivelmente saboroso.

Para o preparo deste prato, realizando-o do zero, desde a massa artesanal até os molhos, são necessários dois grupos de ingredientes, um para a massa, outro para os molhos que a acompanham.

Para o preparo da massa, separe os seguintes ingredientes: 500 gramas de farinha; 5 ovos e 5 colheres de chá de sal. Essa quantia prepara cerca de 12 porções, sendo cada uma de 40 gramas para cada sujeito, sem contar com os acompanhamentos.

Caso queira mais porções basta incrementar, aumentando os ingredientes respeitando a proporção de um para um. A cada 100 gramas a mais de farinha, adicione mais 1 ovo e 1 colher de chá de sal.

Para os molhos são necessários: 450 gramas de carne moída; 450 gramas de molho de tomate, o qual pode ser tanto o comprado pronto quanto o artesanal; 100 gramas de manteiga; 200 gramas de queijo prato ralado para gratinar; ¼ xícara de chá de creme de leite; 1 pote de requeijão cremoso e 1 pote pequeno de queijo cottage.

Começando o preparo pela massa, coloque a farinha e o sal em um recipiente e os misture, ajeitando posteriormente de forma que fique um buraco ao centro, similar a cratera de um vulcão.

Nesta cratera adicione o ovo, o qual deve quebrado e batido anteriormente em um local separado, evitando estragar todo o preparo caso este não esteja em condições de uso. Com todos os itens no recipiente, misture-os suavemente, trazendo a farinha das bordas para o centro de forma repetida até que todo o conteúdo esteja incorporado.

Feito isso, deixe que a massa descanse por cerca de vinte minutos antes de passar para a etapa de abertura. Após esse intervalo, enfarinhe uma superfície lisa e utilize-a para abrir a massa até que atinja uma espessura mediana.

Com a massa aberta, basta recorta-la no formato adequado ao Fettuccine e leva-la para cozer. Atente-se a esta etapa, pois massas frescas cozem mais rápido, entre três e cinco minutos. Assim que atingir o ponto al dente, desligue o fogo e coloque para escorrer a água.

Enquanto o fettuccine cozinha deixe o forno pré aquecendo, em uma temperatura de 180C°, assim como uma panela ou frigideira grande para o preparo do molho.

Nesta panela adicione a carne moída e refogue-a até que perca o tom avermelhado, o que deve levar entre cinco e sete minutos. Após essa etapa, retire a gordura que se formar ao fundo do recipiente e coloque esta carne em um refratário, adicionando o molho de tomate a ela.

Em outro refratário coloque o requeijão, o creme de leite e o queijo cottage, misturando-os até que fiquem bem incorporados.

Uma vez que o forno já esteja pré-aquecido comece a montagem do prato. Separe um refratário que possa ir ao forno ou forma para tanto. Corte a manteiga em vários pequenos pedaços ou tiras e disponha alguns no fundo do recipiente escolhido.

Coloque metade da massa preparada por cima da manteiga e a cubra totalmente com o creme de queijo que foi preparado.

Por cima deste creme coloque o restante da manteiga picada, assim como o molho bolonhesa. Feito isso, leve este preparo para assar por cerca de trinta minutos.

Passado este tempo retire o refratário do forno e coloque o queijo prato por cima deste preparo, retornando-o ao forno e deixando que gratine conforme necessário. Em geral, este processo leva aproximadamente quinze minutos.

Após o processo de gratinar o queijo a receita está pronta e pode ser degustada.

Este preparo utiliza em grande maioria de ingredientes os quais geralmente se tem em casa, tornando seu preparo fácil e acessível. Considerando a quantia de massa feita e os acompanhamentos, o resultado desta serve uma média de doze pessoas.

O tempo de preparo fica em torno de duas horas, considerando cada uma das etapas, desde o preparo da massa fresca até o tempo em que a massa fica no forno.

Seu preparo é certeza de uma refeição que conquistará o paladar de quem tiver o deleite de degustá-la. Quem não gosta de massas italianas?

0/5 (0 Reviews)
2019-01-26T19:07:32+00:00