A cada dia mais se torna mais fácil encontrar sujeitos que se descobrem intolerantes ao glúten ou também aqueles os quais preferem retirar essa substância de sua alimentação devido a outras variáveis pessoais. Seja qual o motivo que leva a isto, sabe-se que isso tem como consequência a proibição ou evitação de uma série de alimentos.

molho-pesto

Entre os preparos que deixam de ser consumidos, estão os pratos os quais apresentam massa em sua base. Em geral as massas contém sim, glúten em sua composição, entretanto é possível encontrar preparos onde o mesmo não se apresenta, e até mesmo preparar artesanalmente uma massa fresca, em casa, sem a presença deste no prato final.

De preparo com um nível de dificuldade similar aos outros tipos de massa, a pasta sem glúten se diferencia na quantia de ingredientes utilizados, dado que necessita de um número superior de itens para apresente um resultado interessante.

O molho, embora possa ser da preferência do cozinheiro, sugere-se que seja pesto, dado que é de fácil preparo e combina perfeitamente com a suavidade de sabor e textura que se percebe ao saborear este preparo.

Iniciando o preparo pela massa, separe os ingredientes que serão necessários, os quais são: 85 gramas de farinha de arroz, podendo ser integral; 85 gramas de amido de milho; 2 colheres de sopa de fécula de batata; 2 colheres de chá de goma xantana; 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem; 3 ovos e sal à gosto.

A maioria dos itens precisos pode ser facilmente encontrado em supermercados, mercearias ou feiras, entretanto a xantana provavelmente é um nome diferente para muitos. Esta goma irá trabalhar de modo a tornar a massa mais elástica e, embora no primeiro momento seu nome pareça atrelado a algo muito diferente, este item pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

O primeiro passo se dá por misturar os ingredientes, sendo este processo passível de ser feito a mão ou com o auxílio de um aparelho de batedeira, caso esta tenha gancho. Adicione-os pouco a pouco até que todos tenham sido misturados.

Quando todos os ingredientes estiverem incorporados, enfarinhe uma superfície lisa com farinha de arroz, tal como uma bancada, tampo de mármore ou mesa, e utilize esse espaço para abertura da massa. Para tanto, faça uso de um rolo de macarrão ou cilindro próprio para este propósito, caso o tenha. Abra a massa até obter uma espessura fina de cerca de 2mm e, posteriormente, recorte-a no formato referente ao Fettuccine.

Uma vez que esteja pronta, reserve a massa para cozê-la quando o molho estiver finalizado, possibilitando que o prato seja entregue a quem for degustá-lo ainda quente.

Para o preparo do molho, reserve os seguintes ingredientes: ½ xícara de azeite de oliva extravirgem; 1 maço pequeno de manjericão; 1 dente pequeno de alho; 10 castanhas do pará; 1 pedra de gelo e sal à gosto.

Sua produção é extremamente fácil e rápida, bastando bater todos os itens requisitados em um aparelho liquidificador e reservar, enquanto a massa cozinha. Um fato curioso quanto a esses ingredientes é que o uso da pedra de gelo é essencial para uma cor e cremosidade mais interessante.

Para cozinhar o Fettuccine, coloque água em uma panela, levando-a para ferver. Quanto atingir o ponto de fervura adicione um pouco de sal a água, menos que uma colher de chá, e, em seguida, coloque a massa para cozer. Atente-se ao tempo, pois sendo uma massa fresca seu tempo de finalização é inferior às secas, ficando entre três e cinco minutos. Assim que atingir o ponto al dente, apague o fogo e ponha para escorrer a água.

Disponha a massa em um refratário e coloque o molho pesto por cima, finalizando o prato. O resultado pode tanto contemplar apenas a massa e molho, como também apresentar outros acompanhamentos, como, por exemplo, tomatinhos confit.

De preparo rápido e fácil, este acompanhamento combina perfeitamente com a suavidade presente nesta refeição e pode ser levado ao forno enquanto se prepara os demais.

São necessários os seguintes ingredientes para sua realização: 300 gramas de tomatinhos sweet grape; 1 cebola roxa grande; 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas, tal como orégano, tomilho e outras que achar interessante acrescentar; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem e sal e pimenta à gosto.

Primeiramente, corte a cebola em oito partes e lave bem os tomatinhos. Em seguida, distribua-os em uma forma ou refratário que possa ir ao forno, assim como o restante dos demais ítens. Tempere com as ervas de sua escolha, o sal e o azeite e coloque para assar em forno baixo, por cerca de quarenta minutos ou até que os tomates murchem.

Quando estiver finalizado, sirva-os junto com o Fettuccine ao pesto, garantindo um prato completo em questão de aparência, nutrição e sabor.

 

0/5 (0 Reviews)