Gnocchi acompanhado de molho de tomate cremoso

Quando se fala em massa, em geral, a primeira coisa que nos vem à mente são os mais variados tipos de macarrão. Mas, as massas são mais do que isso, também incluem as lasanhas; as pizzas; tortas e os deliciosos gnocchis.

Muitas pessoas gostam de comer Gnocchi no final ou início do ano, como uma forma de tradição, visando atrair boas energias para a área financeira. Entretanto, funcione a tradição ou não, uma coisa que podemos ter certeza absoluta é que este prato é um dos mais saborosos preparos feitos com massa.

Utilizando dos mesmos ingredientes simples que compõe uma série de outros pratos, é possível preparar uma deliciosa porção de gnochhis para apreciar com a família ou amigos.

Este tipo de prato usualmente é acompanhado por molhos mais densos, como o ragu. Porém, é sempre bom variar e buscar novas e deliciosas formas de apresentar um mesmo prato. Apostando em sabores tradicionais, mas combinados de modo diferente.

Uma porção de Gnocchi acompanhado de molho de tomate cremoso só pode apresentar bons resultados, conquistando o paladar de quem o provar.

Para esta receita não são necessários muitos ingredientes e todos são fáceis de obter, dado que podem ser encontrados em supermercados a preços acessíveis.

Visando o preparo da massa de macarrão fresca para este preparo, são necessários: 300 gramas de farinha; 3 ovos e 3 colheres de chá de sal. Esta quantia serve até 6 pessoas, em uma porção média de 50 gramas para cada sujeito, considerando unicamente a massa, ainda sem o molho.

Caso ache interessante preparar uma quantia maior, basta incrementar a receita, respeitando a proporção de um para um. A cada 100 gramas de farinha adicionadas, coloque também mais 1 ovo e outra colher de chá de sal.

Para o preparo do molho são necessários: 1 e ½ colher de sopa de azeite; 3 dentes de alho picados; 1 lata de tomate pelado amassados; 100 gramas de cream cheese; ¼ xícara de chá de azeitonas pretas picadas; ½ xícara de chá de pimentão vermelho; queijo parmesão ralado, sal e folhas de manjerona fresca a gosto.

Inicie esta receita por fazer os gnocchis, deixando a massa para cozer quando o molho estiver pronto.

O preparo da massa de Gnocchi é o mesmo que para a simples de macarrão. Comece por adicionar os ingredientes secos em um recipiente e mistura-los.

Organize os itens no local de forma que ao meio se forme um buraco, tal como uma cratera de vulcão e, após quebrar e misturar os ovos em um local separado, os adicione ali.  Misture todos os itens trazendo a farinha da borda para o centro em movimentos suaves, repetindo esse processo até que todos estejam devidamente incorporados.

Uma vez que a primeira etapa esteja feita, deixe que a massa descanse por cerca de vinte minutos, para que depois seja mais fácil abri-la. Quando o intervalo de descanso finalizar, enfarinhe uma superfície lisa para o processo de abertura e recorte.

Em caso de ter acesso a um cilindro para macarrão, utilize-o para abrir a massa, se não faça auxilio do rolo de macarrão. Abra a massa até ficar em uma espessura mediana, então a divida em quatro partes, as quais devem ser abertas, enroladas e recortadas em formatos de pequenos cubos, tal como a forma tradicional de gnocchis, também conhecidos como nhoque.

Feito isso, basta cozer a massa, o que pode ser feito após o preparo do molho, evitando que o preparo esfrie. Para tanto, coloque-a em uma panela grande onde caibam todos os cubos ou faça esse processo aos poucos. O importante é que todos os pedaços fiquem cobertos pela água, a qual deve levar também um pouco de sal, cerca de uma colher de chá.

Quando os gnocchis subirem a superfície é a indicação de que estão prontos, portanto, basta retira-los da água e coloca-los em um recipiente, adicionando por cima o molho recém-preparado.

Para preparar o molho, aqueça o azeite e refogue o alho, mexendo-o rapidamente sem deixar que doure. Adicione em seguida os tomates amassados, o que pode ser feito com o auxílio de um garfo, tempere-o com sal a gosto e deixe que cozinhe por cerca de três minutos.

Passado esse tempo, acrescente na mistura 1 xícara de água e deixe ferver. Assim que atingir o ponto de fervura, incorpore o cream cheese ao preparo, mexendo constantemente até que o conteúdo fique mais consistente e cremoso.

Quando atingir a consistência desejada, junte também o pimentão picado e as azeitonas, deixando apurar por alguns minutos.

Enquanto o molho apura, aproveite para cozer a massa e uma vez que esteja pronta, transfira-a para um refratário e coloque o molho por cima. Salpique o queijo parmesão ralado por cima e adicione as folhas de manjerona, visando não somente incrementar o sabor, mas também a apresentação do prato.

Com poucos ingredientes e em cerca de 1h30 é possível criar do zero, com uma massa artesanal, um prato de fácil preparo, muito saboroso e que ainda pode ser incrementado com itens do gosto do cozinheiro, como pedacinhos de carne e outros condimentos que ornarem com este preparo.

 

 

0/5 (0 Reviews)
2019-02-04T19:11:42+00:00