Com a chegada das festividades de fim de ano observamos que em geral as pessoas preparam uma quantia relativamente grande de receitas, preparos diversificados, a fim de esperar familiares e amigos com um banquete digno da realeza. Assim como isto é comum, não é difícil que muito dessa comida acabe sobrando.

gnocchi com grao de bico

Diante os alimentos que ficam da ceia de natal, ano novo ou outra comemoração, é interessante ao invés de se desfazer delas, utilizar no preparo de deliciosas receitas diferenciadas, mas baseadas nos mesmos ingredientes que são tão utilizados nestas celebrações. Desse modo, é possível obter uma refeição que não é somente deliciosa, mas auxilia na economia frente à compra de itens necessários.

Dois alimentos muito consumidos nesta época do ano são o grão de bico e o pernil, então caso os compre este ano e ao fim da festa se depare com uma quantia restante, não se desfaça deles, reserve-os e os utilize para essa deliciosa receita de Gnocchi de grão de bico com ragu de pernil.

Para o preparo do Gnochhi, são precisos apenas alguns ingredientes, os quais contemplam: 2 xícaras de grão de bico cozido; 1 colher de sopa de manteiga; 1 ovo; 1 e ½ de farinha de trigo e sal a gosto.

Frente à utilização da farinha, esta pode ser substituída pela integral, utilizando metade da proporção total solicitada para a receita de um tipo de farinha e o restante da outra, permitindo um resultado mais nutritivo.

Comece por amassar a porção de grão de bico, utilizando para tanto um amassador de batatas, até que a consistência seja lisa e suave, semelhante a um purê. Feito isso, adicione ao preparo a manteiga, o ovo e o sal e continue mexendo até que todos os itens sejam incorporados, permitindo então que a farinha seja pouco a pouco adicionada.

Se achar que irá facilitar derreta a manteiga antes, em temperatura ambiente ou por cerca de 30 segundos no forno microondas, derretendo-a, mas evitando que fique aquecida. Quanto ao ovo, não se esqueça de quebra-lo primeiramente em um local separado, evitando estragar todo o preparo caso este não esteja mais consumível.

Quando todos os ingredientes estiverem na massa, enfarinhe uma superfície lisa, e a disponha ali, misturando o conteúdo até que a consistência seja lisa e homogênea. O passo seguinte é separar a massa em partes semelhantes, a fim de facilitar o recorte. Enrole-a em formato cilíndrico, sendo a espessura fina, e recorte no formato tradicional de Gnocchi. Reserve este conteúdo, enquanto prepara o ragu.

Para este ragu, é necessário separar: 1 cebola picada; uma porção de alcaparras a seu gosto; cerca de ¼ de xícara do caldo do pernil e a carne do pernil, cortada bem pequena ou desfiada. Caso ache interessante, adicione também outros ingredientes que combinem com o prato e trabalhem de modo a construir um sabor mais acentuado, tal como pimentões, por exemplo.

Comece por picar o que for necessário, dando atenção especial a carne que não deve apresentar pedaços muito grandes. Feito isso, ligue o fogo e refogue a cebola até que esta fique caramelizada, adicionando em seguida as alcaparras e outros vegetais que tenha considerado. Refogue-os um pouco e adicione o caldo do pernil.

Caso tenha reservado o caldo na geladeira, de um dia para outro, e isso tenha resultado em uma “crosta” de gordura na superfície, retire-a e utilize o restante para acrescentar ao prato um sabor mais acentuado. O ultimo passo é adicionar a carne picada ao preparo, assim como algum molho, caso queira, como o de tomate.

Se adicionar um molho extra, deixe que cozinhe por algum tempo em fogo baixo, de modo que possa engrossar a consistência do caldo. Se preferir deixar apenas a carne com os acompanhamentos, apague o fogo e siga para a etapa de montagem do prato.

A etapa final se inicia pelo cozimento dos gnocchis. Em uma panela, coloque água o suficiente para cobrir todo o conteúdo que for ser cozido a cada vez, dado que é interessante dividi-los e cozê-los pouco a pouco. Quando a água ferver, acrescente sal e posteriormente os gnocchis. Deixe-os na água e atente-se ao momento em que subam a superfície, pois isto é que indica que o processo de cozimento está completo.

Com a massa cozida, basta coloca-la em um refratário ou forma e adicionar o ragu de pernil por cima, finalizando o preparo do prato.

De modo simples e rápido, utilizando ingredientes que já estavam prontos e que possivelmente seriam descartados, é possível fazer uma refeição saborosa e nutritiva, a qual ainda apresenta como base uma deliciosa massa fresca que certamente conquistará o paladar de quem tiver o deleite de prova-la.

Neste caso, utilizamos o pernil para o preparo do ragu, mas a carne pode ser substituída por outra de preferência pessoal ou que esteja acessível, como linguiça, peru, chester, entre outros alimentos que geralmente estão presentes à mesa na ceia de final de ano.

0/5 (0 Reviews)