Atualmente temos um grande movimento voltado à alimentação saudável, a qual, por vezes, devido a requisitos que um sujeito segue quanto aos alimentos ingeridos faz com que exista a necessidade de retirar o glúten da dieta.

lasanha-massas italianas

Retirar os alimentos que contém glúten pode parecer um sinônimo para a proibição de alimentos baseados em massas. Se ver diante uma alimentação regrada, a qual retira uma série de alimentos que outrora estavam presentes em tantas refeições pode ser uma tarefa difícil.

Entretanto, hoje em dia temos tantas opções de substituição nos mercados que se torna possível consumir basicamente todos os tipos de alimento, bastando atentar-se aos ingredientes utilizados.

Um alimento que é largamente consumido pelo brasileiro e que pode ser visto como um vilão a depender das regras de alimentação do sujeito é a lasanha. Porém, se preparada a partir de uma massa de macarrão fresca, utilizando de ingredientes diferenciados ao preparo tradicional torna-se um prato que alcança um público bem maior.

A receita de lasanha sem glúten com massa de farinha de arroz é um exemplo deste tipo de prato, sendo acompanhada por um recheio de requeijão caseiro e legumes, certamente vai conquistar o paladar de todos e se tornar uma boa opção para variar do modo tradicional.

A quantia de ingredientes é maior do que a de lasanha feita com massa de trigo, mas o resultado é surpreendente e vale a pena o esforço! Considerando os itens utilizados para a massa, o rendimento são cerca de três porções individuais, bastando dobrar o número de itens para obter maior quantia da mesma e, neste caso, não se esqueça de fazer o mesmo com o molho e recheio.

Para esse preparo, reserve para a massa: 3 xícaras de chá de farinha de arroz; 1 xícara de chá de fécula de batata; ½ xícara de chá de polvilho doce; 5 ovos; 5 colheres de sopa de azeite de oliva; sal e água a gosto.

Para fazer o requeijão cremoso caseiro, são necessários: 2 caixas de creme de leite; 2 colheres de sopa de manteiga; 250 mililitros de leite; 2 colheres de sopa de amido de milho; mozzarella, sal e pimenta a gosto.

O recheio é feito com legumes, os quais seguem as sugestões, embora outros possam ser adicionados, conforme o gosto e criatividade do cozinheiro. Separe: abobrinhas em rodelas e previamente grelhadas; berinjelas em rodelas e previamente grelhadas; tomates em rodelas; molho de tomate; mozzarella e leite a gosto.

Os ingredientes do recheio não contam com medidas, pois podem ser postos a gosto do cozinheiro, conforme achar necessário, porém em média de uma a duas unidades de cada legume e uma quantia referente a dois pacotes de molho, são suficientes para um recheio bem composto.

Comece o preparo pela massa de lasanha. Adicione todos os ingredientes em um recipiente e misture-os delicadamente. Como não há glúten para ser desenvolvido, não há necessidade de haver uma forma especifica para mistura-los, tampouco requer que haja o processo de sova.

Quando todo o preparo estiver bem incorporado, utilize a farinha de arroz para enfarinhar uma superfície lisa, como uma bancada ou tampo de mármore, e utilize este espaço para abrir a massa, fazendo uso de um rolo de macarrão.

Antes de abrir, divida a massa em partes para facilitar, e uma vez aberta a uma espessura mediana recorte-a em formato retangular em uma dimensão que seja adequada a forma ou refratário que utilizará para levar ao forno.

Após preparar a massa, reserve-a enquanto faz o restante do preparo. O passo seguinte, considerando que já cortou os legumes e os grelhou, é fazer o molho de requeijão.

Esta etapa é tão simples quanto às demais, bastando que misture todos os ingredientes pertinentes a este preparo e leve-os ao fogo baixo, mexendo até que comece a engrossar e atinja a consistência desejada. Feito isso, basta desligar o fogo e passar para a ultima etapa do processo.

Por fim, tendo todos os preparos feitos, basta realizar a montagem do prato. No refratário escolhido, comece por colocar o molho de tomate, como se untasse o fundo da forma com ele. Em seguida, adicione uma camada de massa fresca e a cubra com o molho de requeijão recém-preparado.

Sob o molho coloque os legumes na ordem que achar pertinente e acrescente por cima o queijo mozzarella com o leite, tornando a colocar outra camada de massa por cima e, em sequência, o molho de tomate.

Basta seguir esta ordem até alcançar o topo do refratário ou acabarem os ingredientes que foram preparados para tanto. Então, basta assar. Leve o preparo ao forno médio, em torno dos 180°C, e deixe-o em torno de 30 minutos.

Passado este tempo, retire a lasanha do forno e sirva-a com arroz integral ou algum outro acompanhamento de sua preferência. Com ingredientes alternativos é possível fazer um prato amado por muita gente e que poderá ser consumido com maior tranquilidade por um grupo maior de pessoas, mesmo aqueles com restrições alimentares.

Certamente será um prato que fará sucesso.

0/5 (0 Reviews)