Massa agridoce com molho de amendoim

Quem é adepto de cozinhar novas receitas para si ou para a família e amigos, está sempre em busca de inovações culinárias, procurando por novos sabores, texturas e combinações. Uma massa agridoce com molho de amendoim se encaixa perfeitamente neste contexto.

massa de macarão fresca vegana

Ainda que esta receita apresente um tipo de combinação usual para aqueles que são adeptos da culinária asiática, observa-se que no Brasil dificilmente nos deparamos com o uso de molhos ou quaisquer pratos que façam uso do amendoim como um sabor complementar ao prato principal, e isso o torna ainda mais interessante de ser utilizado.

O molho feito apenas com a utilização de ingredientes de base vegana, tal como legumes, grãos e vegetais, parte de uma receita simples de ser preparada, a qual apresenta uma construção incrível de sabores, prometendo conquistar o paladar de quem a provar.

Para a massa, pode-se optar por preparar uma base simples de massa de macarrão fresca, escolhendo entre a regular e a opção vegana, conforme achar mais interessante frente às variáveis de ingredientes e nutrição, dado que o sabor é igualmente incrível.

O preparo da massa regular conta, visando uma porção individual, com 100 gramas de farinha de trigo; 1 ovo e 1 colher de chá rasa de sal. Caso queira preparar porções maiores, basta dobrar receita respeitando a proporção, sendo 200 gramas de farinha, 2 ovos e 2 colheres de sal para duas pessoas e assim por diante.

Se optar pela massa vegana, divida a quantia de farinha, utilize o total de 100 gramas, mas sendo metade de farinha comum e metade integral. Mantenha o sal e utilize água, até alcançar o ponto, na substituição do ovo. Uma porção individual, leva em média cerca de ¼ de xícara de água.

Para maiores porções da massa vegana a regra é a mesma, dobrando a quantia de itens conforme a porção desejada, sempre respeitando a proporção entre farinha e os demais ingredientes.

Comece por adicionar a farinha em um recipiente e mistura-la com o sal, e posteriormente faça uma cratera ao meio, como um vulcão, e adicione ali o ovo ou água, conforme tenha preferido, e misture suavemente a farinha com o auxílio de um garfo, fazendo movimentos que a levem da borda para o centro, entrando em contato com os demais ingredientes.

Caso tenha optado pela massa regular, bata os ovos previamente em um recipiente separado, evitando estragar todo o preparo, caso um dos ovos não esteja mais em condições de uso.

Quando atingir um ponto mais firme, passe o conteúdo para uma bancada lisa e enfarinhada, tal como uma mesa ou tampo de mármore, e sove a massa até que sua consistência seja lisa e homogênea, não mais grudando na superfície ou nas mãos. Feito isso, enrole-a como uma bola e cubra-a com papel filme ou a devolva para o recipiente, cobrindo-o com um pano de prato, e deixando a massa reservada, descansando, por no mínimo meia hora, visando facilitar a posterior abertura da mesma.

Com um rolo de macarrão ou cilindro especifico para essa função, abra a massa até que atinja uma espessura não muito fina ou grossa, cerca de 2 mm pode ser interessante, e em seguida a recorte como preferir. Reserve este preparo para cozê-lo após o preparo do molho, evitando que a massa esfrie antes que se tenha a oportunidade de prova-la.

Para o molho de amendoim, separe os seguintes itens: ¼ xícara de creme de amendoim; ½ xícara de leite de coco; 1 colher de sopa de óleo de gergelim tostado;  2 colheres de sopa de shoyu; 2 colheres de sopa de xarope de bordo, agave ou açúcar mascavo; 1 colher de sopa de suco de limão; 1 dente de alho; 1,5cm de gengibre ralado e ¼ xícara de água, caso ache necessário deixar o molho mais leve.

Seu preparo é extremamente simples, basta misturar todos os ingredientes e levar este conteúdo a fogo médio, mexendo-o por cerca de quatro minutos ou até que o conteúdo engrosse. Assim que finalizar este passo, misture a este preparo, visando incrementar o sabor, 1 cenoura grande ralada de modo grosseiro e ¼ de xícara de amendoim tostado.

Com o molho pronto, leve a massa para cozer. Coloque-a em uma panela com água suficiente para cobrir todo o conteúdo e adicione um pouco de sal. Atente-se ao tempo de cozimento, pois massas frescas cozinham rapidamente, não levando mais do que cinco minutos.

Quando a massa estiver pronta, a ponha para escorrer a água e em seguida a disponha em um refratário ou a retorne a panela, adicionando por cima o molho de amendoim.

Em um tempo razoável e com poucos ingredientes é possível inovar nos pratos apresentados e surpreender o paladar com novas construções de sabores baseadas em itens os quais dificilmente são atrelados a refeições baseadas em massa.

0/5 (0 Reviews)
2019-01-04T12:15:46+00:00