Muitas vezes ao invés de sofisticação procuramos por um prato divertido e delicioso, o qual agrade ao paladar dos adultos e chame a atenção das crianças. Um exemplo maravilhoso deste tipo de preparo é o ninho de massa fresca com ovos de codorniz.

fettucine

De fácil preparo e com ingredientes que apresentam alto teor nutricional este prato é garantia de sucesso culinário. A massa fresca conta com ingredientes tradicionais da mesma, como farinha e ovos, enquanto o acompanhamento fica por conta de legumes, vegetais e ovos.

Os ovos de codorniz são nada mais do que ovos de codorna, aqueles pequenos pássaros muito utilizados, tanto na alta gastronomia quanto como costumeiros petiscos em bares e restaurantes. São facilmente encontrados em redes de supermercado e irão compactuar para apresentação de um prato diferenciado.

Para seu preparo, os grupos de alimentos contam com os necessários para a massa e para o acompanhamento apenas.

Visando o preparo de massa fresca reserve os seguintes itens: 200 gramas de farinha de trigo; 3 colheres de café de sal e 2 ovos de tamanho mediano.

Os ingredientes para acompanhar requerem: 250 gramas de couve-de-bruxelas; ½ ramo de salsa; 1 cebola; 3 dentes de alho; 150 gramas de alho francês; 250 gramas de cogumelos Portobello; 4 colheres de sopa de azeite; 200 gramas de presunto; pimenta, tomilho e orégano a gosto.

Comece o preparo do prato pela massa, colocando a farinha e os ovos em um recipiente. Misture-os. Quebre os ovos em um local separado, evitando perder os outros ingredientes caso não estejam bons, então os misture primeiro e em seguida os acrescente a farinha.

Mexa os ingredientes até que estejam todos incorporados, então enfarinhe uma superfície lisa, como uma bancada, mesa ou tampo de mármore, e transfira este conteúdo para lá. Passe a mexer a massa com as mãos, amassando-a até que atinja uma consistência em que não grude nem na bancada e nem nos dedos.

Caso perceba a massa muito úmida, demorando mais que dez ou quinze minutos, para atingir o ponto ideal acrescente farinha aos poucos. Porém, se pelo contrário, perceber que está muito dura, sugere-se a adição de água aos poucos e de forma cuidadosa até atingir uma consistência mais maleável.

Quando alcançar o ponto ideal da massa, molde-a em formato de bola e a revista com papel filme, pondo-a de lado para que descanse por no mínimo trinta minutos.

Utilize este intervalo para preparar o restante do que for necessário. Para tanto, inicie por levar os ovos de cordoniz para cozer. Assim como ovos de galinha, coloque-os em um recipiente com água o suficiente para cobri-los e deixe-os por cerca de cinco minutos.

Neste meio tempo, também é possível aproveitar e levar as couves-de-bruxelas para cozer. Elas vão dispensar em média o mesmo tempo que os ovos, bastando serem postas em cozimento em um recipiente diferente.

Uma vez cozidos, retire-os do fogo e descasque os ovos, deixando reservados. Quanto à couve, basta escorre-las e também reserva-las. Antes de retornar a atenção à massa, pique as folhas de salsa, inclusive seus talos em pedaços quão pequenos possíveis e deixe pronto para seu futuro uso.

Com estes passos prontos e tendo alcançado o tempo de intervalo para o descanso da massa, tire a massa da embalagem que foi feita e prepare-se para abri-la.

Se tiver acesso a um cilindro de macarrão utilize-o, buscando alcançar a espessura fina, visando um equilíbrio dos sabores de massa e acompanhamento. Se não tiver, não há problema, basta utilizar de um rolo de macarrão. Enfarinhe uma superfície e abra a massa.

Faça a abertura até atingir um retângulo grande, no qual deve ser colocada a salsa previamente picada em metade de sua extensão, fixando-a a massa com o auxilio das mãos. Feito isso, dobre o restante da massa sob o pedaço com salsa, aperte bem e torne a abrir o conteúdo.

Após este processo, é hora de recortar a massa. Faça tiras finas, cerca de 1,5 centímetros, e salpique uma pequena quantia de farinha sob elas, deixando que sequem, enquanto atenta-se ao acompanhamento.

Comece por descascar e picar os alhos e a cebola. Em seguida, lave e pique também o alho-francês e os cogumelos. Então, aqueça uma panela com azeite e disponha estes ingredientes, com exceção dos cogumelos, mexendo e deixando que cozinhem em fogo baixo até que atinjam uma consistência macia.

Quando estes itens alcançarem o ponto desejado, adicione os cogumelos, assim como a couve-de-bruxelas e mexa constantemente por cerca de cinco minutos. Feito isso, adicione os temperos – sal, pimenta e orégano – conforme achar necessário e, posteriormente, tape a panela, deixando que esta mistura cozinhe em fogo brando por mais cinco minutos.

Enquanto isso recorte o presunto em cubos e ao final do intervalo, destampe a panela e os acrescente a mistura, assim como a salsa. Reserve.

Ferva água o bastante para cobrir todo o preparo de massa, pois o último passo é cozê-la. A adicione na panela com água e sal, deixando que coza por cerca de cinco minutos ou até que fique al dente. Atente-se ao fato de está é uma massa fresca e, portanto, fica pronta em tempo inferior.

Com massa cozida, basta escorrer a água e transferi-la para pratos fundos, ajeitando-a em formato enrolado, como um ninho de passarinho. Ao centro, acrescente os ovos de cordoniz, e ao redor contemple a massa com o preparo reservado.

Esta receita, embora feita desde a massa fresca, não requisita de muito tempo de preparo, podendo ser feita em cerca de 1 hora e também não utiliza ingredientes difíceis de serem encontrados em supermercados.

Vale a pena investir neste preparo para realizar uma apresentação diferenciada e incrivelmente saborosa.

 

https://github.com/preparatomassafresca

https://www.change.org/p/secretaria-massa-fresca

https://hub.docker.com/r/preparato/massafresca

https://gumroad.com/l/preparato

0/5 (0 Reviews)