Por vezes queremos inovar nas refeições que preparamos para a família, amigos ou simplesmente queremos nós mesmos provar novos sabores, diferentes dos tradicionais aos quais comumente consumimos. Uma boa escolha para tanto é preparar um prato de massa, considerando que existem inúmeras variações frente a formato, texturas e sabores.

Se a pedida é uma massa recheada, mas que não deixe de ser leve, o preparo de uma porção de Mezzaluna de bacalhoada definitivamente não deixará a desejar. Sendo seu preparo simples, é possível de fazê-la desde uma boa massa fresca, até seu recheio, permitindo um resultado de sabor indescritível resultante do esmero posto frente a escolha dos ingredientes e modo de preparo.

O nome Mezzaluna é de origem italiana e o mesmo faz referência ao formato final deste prato, muito similar a uma meia lua. Este prato é uma das variedades de massas italianas que permitem o recheio, incrementando o sabor final. Seu recheio tradicional leva ricota e espinafre, mas existe liberdade para altera-lo, conforme a criatividade e gosto do cozinheiro.

Um recheio baseado em carne de peixe, especificamente o bacalhau, resulta em um prato de sabor incomparável que certamente agradará a maioria dos sujeitos que vierem a provar.

Essa receita não requer muitos ingredientes de difícil acesso para seu preparo, a exceção do bacalhau que deve ser fresco, os outros itens necessários podem facilmente ser encontrados em supermercados ou feiras livres.

Para a massa, é necessário apenas 750 gramas de farinha de trigo e 7 ovos, enquanto para o molho utilizam-se mais ingredientes. Separe para o preparo do recheio os seguintes itens: 1 quilo de bacalhau fresco; 1 alho poró; 1 cebola média; 200 ml de azeite de oliva; 1 batata média; ½ pimentão verde; ½ pimentão vermelho; ½ pimentão amarelo; ¼ brócolis; salsinha picada; sal e pimenta a gosto. E para o molho, reserve: 2,5 quilos de tomate; 250 ml de azeite de oliva; 5 dentes de alho; 30 folhas de manjericão; sal e pimenta do reino a gosto.

Para o preparo, comece pela massa. Em um recipiente adicione a farinha e faça um buraco ao meio, como uma cratera vulcânica, onde os ovos serão adicionados. Em um local diferente misture suavemente os ovos e, em seguida, adicione-os na cratera da farinha. Inicialmente, misture os ovos a farinha utilizando um garfo e quando estiverem mais incorporados passe a mexer com os dedos, misturando até que a mistura adquira uma consistência lisa e homogênea. Feito isso, enrole a massa em plástico filme e leve-a a geladeira por no mínimo trinta minutos.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Este passo se inicia por cozinhar o bacalhau – já dessalgado – em água e leite até que fique macio. Posteriormente, escorra a água, deixe que esfrie e retire as espinhas. Enquanto o peixe esfria é possível atentar-se aos passos seguintes, partindo para o processo de saltear o alho poró em metade da quantia de azeite requisitada, até que o mesmo fique caramelizado, reservando em seguida.

Neste meio tempo, coloque as batatas para cozer até que fiquem macias e em outra panela os brócolis, passando-os em água fria logo em seguida para que o tom do vegetal se mantenha, e retire as peles dos pimentões, cortando-os em cubos. Reserve estes preparos.

Em uma frigideira grande aqueça o restante do azeite e adicione a ele o alho e a cebola, refogando-os. Em seguida, adicione os ingredientes que foram reservados, temperando-os com sal e pimenta do reino a gosto. Quando este passo estiver completo, coloque a mistura em um processador e triture-a até que fique tudo em cortes pequenos e de textura úmida, misturando por fim a salsinha e cebolinha, reservando.

Quando o tempo de descanso da massa na geladeira estiver completo, abra-a sob uma superfície lisa e enfarinhada, até que obtenha uma espessura fina e então adicione o recheio, dobre e recorte em formatos de meia lua, utilizando uma faca ou um molde neste formato para facilitar o processo.

Com a massa pronta e recheada, basta cozê-la e preparar o molho. O cozimento é rápido, dado que a massa é fresca, então é importante atentar-se ao tempo que deve ficar entre 3 e 5 minutos para que fique al dente, devendo então ser retirada e posta para escorrer a água.

Para obter o molho, retire a pele e a semente dos tomates, cortando-os em cubos. Aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho, adicionando os tomates em seguida, assim como algumas folhas de manjericão. Tempere este preparo com sal e pimenta a gosto.

Metade das folhas de manjericão devem ser postas em água fervente por alguns minutos, sendo passadas em água gelada em seguida, postas para escorrer e batidas no liquidificador com azeite, posteriormente sendo levadas a fogo baixo por dez minutos. Por fim, coe este conteúdo em coador de pano e reserve em pote de vidro, finalizando um delicioso azeite de manjericão caseiro.

Com a massa pronta, distribuas no prato, dispondo o molho na base e sob o leque de Mezzalunas dispostas, finalizando com o azeite de manjericão e folhas frescas do mesmo para decorar.

 

0/5 (0 Reviews)