Orecchiette ao molho funghi

As massas são o tipo de alimento que agrada a maioria das pessoas e, por vezes, queremos utiliza-la no preparo de algo diferenciado.

Molho ao funghi

Todo mundo gosta de um bom espaguete a bolonhesa ou de uma deliciosa lasanha quatro queijos, porém variar não faz mal. E apresentar uma variação que a base seja massa é certeza de obter sucesso frente ao paladar de quem a provar.

Pouco conhecida, mas muito saborosa a Orecchiette é um tipo de massa que recebe esse nome devido a seu formato, o qual se assemelha a uma pequena orelha.

Diferente dos molhos tradicionais, o molho funghi se apresenta como a combinação perfeita para ser servido com a Orecchiette, devido ao sabor que o constitui e faz um conjunto equilibrado com este tipo de massa.

Apostar no preparo desta receita é garantia de um prato saboroso, diferenciado e com um toque de requinte, sendo, portanto, perfeito para ser a escolha para uma ocasião especial.

Para seu preparo são necessários dois grupos de ingredientes, os quais envolvem a realização da massa fresca de Orecchiette e o molho de funghi que a acompanha.

Esta massa conta, visando duas porções, com o uso de 100 gramas de farinha; 1 ovo;  2 colheres de sopa de água; 1 pitada de sal e 1 fio de azeite, . Se a ocasião pede o preparo de um número maior de porções basta incrementar a receita.

A mudança na quantia dos ingredientes deve apenas seguir a proporção de um para um. Cada porção dupla leva as quantias descritas, bastando dobrar o número dos ingredientes de forma proporcional para aumenta-la.

Para o preparo do molho, é necessário separar os seguintes ingredientes: 3 dentes de alho grandes bem picados; ½ cebola grande bem picada; 1 xícara de cogumelos funghi; 1 xícara de chá de água morna; 1 pacote de molho de tomate ou o referente em molho artesanal; ½ xícara de chá de cheiro verde picado; ½ xícara de chá de manjericão picado; azeite para regar, sal e pimenta do reino a gosto.

Comece o preparo pela massa, pois ela terá que secar por um período antes de ser cozida.

Coloque os ingredientes secos em um recipiente e os misture, posteriormente molde-os no espaço de forma que ao centro se forme um buraco, onde se devem ser adicionados os ovos. Após quebrar os ovos separadamente e mistura-los, os acrescente no espaço reservado para estes, assim como o azeite.

Misture-os em movimentos suaves, trazendo a farinha da borda para o centro, repetindo esse processo até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Feito isso, passe a amassar com as mãos, até que o conteúdo atinja um ponto em que seja possível moldar no formato de uma bola. O passo seguinte envolve enfarinhar uma superfície e abrir a massa, caso não se tenha um cilindro.

Com a massa aberta pegue pequenas quantias e faça rolinhos, como se fosse preparar um gnocchi, mas bem mais finos. Recorte pequenos pedaços e molde no formato do oriecchette. Isso pode ser feito, amassando suavemente com a ponta dos dedos, moldando o conteúdo.

Em seguida, disponha o preparo em um tabuleiro enfarinhado, deixando que seque por cerca de duas horas. Quando este tempo estiver quase finalizado, inicie o preparo do molho.

O primeiro passo a ser feito é lavar o funghi, retirando todo e qualquer vestígio de sujeira e, posteriormente, deixa-lo de molho em água morna por cerca de 20 minutos. Caso prefira, ao invés de água utilize vinho branco, pois isto gera um resultado incrível.

Enquanto o funghi fica de molho, dispense a atenção aos demais ingredientes. Pique todos e então escorra a água – ou vinho – do funghi, mas a reserve, pois será utilizada para o preparo do molho. Pique-o também em tiras bem finas.

Leve uma panela ao fogo médio, adicione nela um fio de óleo ou azeite e refogue os alhos até que atinjam um tom dourado. Acrescente também a cebola e a refogue também, adicionando em seguida o funghi picado e misturando esses ingredientes.

Deixe que essa mistura refogue durante alguns minutos e em seguida adicione o molho de tomate, meia xícara da água ou vinho utilizado no molho dos funghis, tempere com sal a gosto e baixe o fogo, deixando que cozinhe por cerca de cinco minutos.

Após esse período, acrescente o cheiro verde, o manjericão e a pimenta, misturando e desligando em seguida. Regue este preparo com azeite e reserve.

Com o molho pronto, leve a massa para cozer. Em uma panela com água o bastante para cobrir todo o preparo, coloque os oriecchettes para cozer.

Quando a água atingir fervura e a massa subir para a superfície conte cerca de dois minutos e apague o fogo.

Escorra a água utilizada no cozimento e transfira a massa de volta para a panela ou para um refratário e coloque o molho por cima.

Apesar de ser um pouco mais trabalhosa que uma receita tradicional, esta compensa em questões de sabores e formato diferenciado, contando com a certeza de conquistar a aprovação de quem a provar.

0/5 (0 Reviews)
2019-01-30T20:28:52+00:00