Pappardelli ao bechamel light

Entre as inúmeras variedades que podemos encontrar frente aos tipos de massas, está o Pappardelli. Este preparo consiste em uma massa de tiras grossas, mais do que um tagliatelli, com cerca de 3 cm e pode ser consumido combinando-o com uma infinidade de tipos de molho.

massas frescas italianas

Uma aposta muito interessante para combina-lo são os molhos mais suaves, os quais entram em perfeita harmonia com o tamanho das tiras desta massa. Um exemplo disto é o clássico molho bechamel, o qual faz uma combinação digna de ser apresentada em ocasiões nas quais se quer contar com uma refeição especial.

E, considerando os tempos atuais e a constante busca por alimentos saudáveis, por que não optar por um molho light? A receita de bechamel light permite a mesma construção de sabor que a tradicional, porém de uma forma mais saudável.

Este molho resulta em um total de seis porções, cada uma de 65 calorias. Para seu preparo, são necessários os seguintes ingredientes: ½ litro de leite desnatado; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; ½ cebola picada; 1 colher de sobremesa de azeite de oliva; 1 pitada de sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Para a massa do Pappardelli podem ser utilizados os mesmos ingredientes que uma massa fresca simples, ou seja, deve-se separar considerando um total de seis porções: 600 gramas de farinha; 6 ovos e 6 colheres de chá de sal.

Se a intenção for fazer uma receita com um número menor ou maior de porções, basta alterar a proporção dos ingredientes, sendo respeitando a lógica de um para um. A cada 100 gramas de farinha, utiliza-se 1 ovo e 1 colher de chá de sal, portanto, basta acrescentar ou retirar essa quantia a depender de quanto deseja preparar.

Iniciando o preparo pela massa, coloque os ingredientes secos, a farinha e o sal, em um recipiente e os misture. Ajeite-os de forma que ao centro seja feito um buraco, tal qual uma cratera de vulcão, pois é neste espaço que os ovos serão adicionados.

Quebre os ovos em um recipiente separado, considerando que caso não estejam bons, não se perde toda a receita. Bata-os com um garfo e adicione no espaço reservado para eles.

De modo suave, traga a farinha da borda para o centro do recipiente, fazendo esse movimento repetidamente até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Quando terminar de misturar o conteúdo, enfarinhe uma superfície lisa como uma bancada ou uma mesa, onde seja possível sovar a massa. Transfira o conteúdo para esse local e realize a sova por cerca de dez minutos ou até atingir o ponto ideal.

O ponto que se busca ocorre quando a massa não está mais em uma consistência grudenta, não gruda nem nas mãos, nem na própria superfície.

Feito isso, retorne-a para o recipiente e deixe reservado, deixando descansar por cerca de vinte minutos para que, posteriormente, seja mais fácil cumprir a etapa de abrir a massa fresca.

Passado o tempo de espera, devolva o conteúdo para a superfície enfarinhada e o abra com o auxilio de um rolo de macarrão, caso não possua um cilindro especifico para tanto.

Busque alcançar uma espessura mediana, não muito grossa, mas também não muito fina que permita a massa ficar transparente. Após esse passo, basta recorta-la no formato de pappardelli e reservar a fim de levar a cozimento quando o molho estiver pronto.

Com a massa basicamente pronta, transfira a atenção para o preparo do molho bechamel light.

Comece por separar ½ xícara de leite e mistura-la com a farinha até que forme um creme liso e reserve.

Em uma panela refogue a cebola no azeite de oliva até que ela fique transparente, adicionando, assim que obter esse resultado, o restante do leite e deixando ferver.

Quando atingir ponto de fervura, baixe o fogo e pouco a pouco adicione o creme feito de leite e trigo, mexendo de forma constante.

Feito isso, basta deixar no fogo até que engrosse e alcance a consistência desejada. Na situação em que acabe por engrossar demais, adicione um pouco de leite, pois isso tornará o resultado um pouco mais liquido.

Por fim, tempere este preparo com o sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto. Caso ache interessante, cabe também adicionar outros tipos de temperos.

Com o molho pronto, basta levar a massa fresca para cozer. Para esse passo é importante dedicar atenção, pois dado o preparo fresco do pappardelli, este irá cozinhar em um tempo inferior ao comprado no supermercado.

Em um intervalo entre três e cinco minutos, provavelmente a massa atingirá o ponto al dente. Feito isso, basta pôr a massa para escorrer a água e transferi-la de volta a panela ou a algum refratário.

Coloque o molho reservado em cima deste preparo e finalize o prato.

Estes preparos são rápidos e possibilitam uma variedade de combinações tornando-os mais saudáveis. A farinha da massa, por exemplo, pode ser substituída por integral e os ovos por água, enquanto para o molho, permite-se trocar a farinha por amido de milho.

Seja qual for a escolha, o resultado é igualmente saboroso.

 

0/5 (0 Reviews)
2019-01-19T09:14:15+00:00