Penne ao molho de frango cremoso

Massa de macarrão fresca é alimento que pode ser utilizada em apresentações de pratos dos mais simples aos mais requintados, os quais apresentam independente da complexibilidade do preparo, um sabor incrível.

macarrão integral

Uma dos tipos de massa mais comumente consumidos no Brasil é o Penne, o qual muita das vezes vem acompanhado por molhos mais encorpados como o bolonhesa.

Este tipo de massa de fato combina com molhos que demonstrem mais sua presença e que combinem perfeitamente com o formato do mesmo, o qual permite um acompanhamento que se destaque.

Visando proporcionar uma refeição deliciosa e que varie no acompanhamento apresentado, a receita de penne ao molho de frango cremoso é a ideal. Este molho combina a delicadeza do sabor do frango com a consistência mais acentuada que conta devido à cremosidade.

Considerando o preparo deste prato de maneira totalmente artesanal, devem-se separar ingredientes para a massa fresca e para o molho de frango.

Para a massa, são necessários: 100 gramas de farinha; 1 ovo e 1 colher de chá de sal. Caso queira aumentar o número de porções, basta incrementar respeitando a proporção de um para um.

O molho de frango cremoso, por sua vez, requer: filés de frango recortados em cubos, a quantia a depender do que achar interessante; limão, sal, azeite e pimenta para temperá-lo; 4 talos de alho poró cortados em pedaços bem pequenos; 1 fio de azeite; 1 colher de sopa de manteiga; 1 colher de sopa de farinha de trigo; 2 e ½ de leite; 2 colheres de requeijão; sal, pimenta e noz moscada para temperar, queijo parmesão para polvilhar.

Comece o preparo da receita por temperar os filés de frango e recortá-los em cubos pequenos, posteriormente reserve-os enquanto faz a massa.

Em um recipiente misture a farinha e o sal, organizando-os de forma que ao centro se forme um buraco, tal qual a cratera de um vulcão, onde o ovo deve ser adicionado.

Quebre o ovo e bata-o em um local separado antes e, em seguida, adicione-o a mistura o pondo no espaço reservado para tanto, incorporando os ingredientes com movimentos suaves, levando a farinha da borda para o centro.

Feito isso, deixe que a massa descanse por cerca de vinte minutos. Utilize este intervalo para separar os ingredientes que serão usados no molho, picando o que for necessário, como o alho poró e algum outro item que ache interessante adicionar.

Passado o intervalo, enfarinhe uma superfície lisa e a utilize para abrir a massa com o auxilio de um rolo de macarrão, caso não possua um cilindro próprio para tanto. Realize a abertura até que atinja uma espessura mediana, na qual a massa não se torne transparente, mas não seja muito grossa.

Feito isso, recorte e molde conforme o formato tradicional do penne. Como as massas frescas cozem em tempo inferior as secas, reserve este preparo enquanto faz o molho.

Em uma panela, coloque a colher de manteiga, o fio de azeite e o alho poró picado, mexendo em fogo médio, refogando-o. Foque nisto até que o alho fique murcho, então adicione aos poucos a farinha de trigo, misturando de forma constante até que alcance um tom dourado.

Quando o tom estiver alcançando o que deseja, baixe o fogo e comece a colocar o leite na mistura, fazendo isto aos poucos e mexendo, até alcançar uma consistência mais grossa, conforme desejado.

Ao alcançar um ponto em que o molho esteja mais espesso, colocam-se os temperos a gosto, o sal, pimenta do reino e noz moscada. Assim que atingir o sabor desejado adicione as colheres de requeijão e torne a misturar esse preparo por mais algum tempo.

Retire o excesso de caldo de limão do frango temperado e adicione os cubos ao molho, deixando que ferva durante uns dez minutos. Atente-se a mexer constantemente para que os ingredientes não grudem no fundo da panela.

Enquanto o molho ferve, cozinhe o penne. Coloque-o em uma panela com água fervente e sal, sendo a quantia de liquido o bastante para cobrir toda a massa preparada.

Deixe-o ali até atingir o ponto al dente, o que levar em torno de três a cinco minutos, dado que massas frescas cozinham mais rápido que as secas. Assim que cozer, apague o fogo e escorra a água.

Com o penne pronto, transfira-o para um refratário ou forma, o qual possa ir ao forno, e reserve caso o molho ainda esteja engrossando.

Uma vez que o acompanhamento estiver na consistência desejada, transfira-o também para o refratário, misturando-o a massa e polvilhando parmesão ralado por cima para gratinar.

Leve este preparo para o forno, deixando que gratine por cerca de vinte minutos em fogo médio, de modo que o queijo derreta e o frango termine de cozer. Passado este tempo, o prato esta pronto para ser degustado.

Em pouco tempo e com ingredientes de fácil acesso é possível preparar um prato diferenciado e incrivelmente delicioso que todos que provarem irão apreciar.

0/5 (0 Reviews)
2019-01-29T17:25:00+00:00