Não é de hoje que as massas são muitas vezes postas como as vilãs das dietas. É só ouvir falar em emagrecimento ou metas de uma alimentação mais saudável que alguém diz que as massas não podem fazer parte deste projeto. Mas, isso não é verdade!

As massas não só são alimentos muito importantes em uma dieta balanceada, dado que fornecem fonte de energia ao corpo, como também podem ser preparadas com ingredientes alternativos que permitem que todos possam consumi-la.

Nas dietas, um dos primeiros alimentos que se tornam restritos são as pizzas. Entretanto, não precisa ser assim. Realizando um preparo de massa fresca é possível fazer uma pizza caseira tão deliciosa quanto a entregue em casa e com a vantagem de ser você quem escolhe os ingredientes que serão adicionados.

Dessa forma o próprio sujeito controla quais nutrientes e quais sabores quer adicionar ao preparo. Seja visando um processo de emagrecimento, uma dieta sem glúten ou outro motivo, certamente há uma receita ideal para ser feita.

Uma deliciosa opção neste caso é preparar a pizza de grão de bico. Muito mais saudável que a tradicional, pode vir a ser uma fonte de massa artesanal e fácil de fazer, a qual estará presente quando bater a vontade de comer um jantar diferenciado.

Esta variação permite o consumo de uma série de sujeitos: pizza, alérgicos a glúten, alérgicos a lactose, entre outros.

Seu preparo requer os seguintes ingredientes: 1 xícara de farinha de grão de bico; ½ colher de chá de alho em pó; ½ colher de chá de cebola em pó; ¼ colher de chá de cebolinha seca; ½ de colher de chá de salsa seca; ¼ colher de chá de manjericão seco e 1 xícara de chá de água.

A farinha de grão de bico, o item mais diferenciado, custa entre R$6 e R$15 cerca de 500 gramas. Se preferir, pode prepara-la em casa, pois basta deixar os grãos de molho por cerca de 12 horas, trocando a água nesse período. Posteriormente, quando seca, leva-a para assar por 40 minutos a 180Cº ou até que doure, mexendo para não queimar. Feito isso, basta deixar esfriar e bater no liquidificador ou processador, finalizando o processo.

Esta receita contém também os itens para molho e sugestão de recheio, assim como fazer seu próprio queijo vegano.

Para o molho reserve: 6 tomates; 1 aipo; ½ cebola; 1 cenoura; 2 dentes de alho; 1 ameixa seca ou  tâmara; 1 colher de chá de orégano; sal e pimenta a gosto.

Para o recheio, se achar interessante utilize:1 tomate em rodelas; ½ pimentão em tiras; 4 colheres de sopa de milho verde; 10 folhas de manjericão; 1 fio de azeite de oliva; 1 pitada de orégano seco e óleo de girassol ou de coco.

Por fim, o queijo vegano requer: 1 e ½ xícaras de aveia sem glúten em flocos; ½ xícara de caju; suco de 1 limão; ½ pimentão vermelho pequeno; 1 pitada de sal; 2 dentes de alho amassado e 3 colheres de sopa de levedura nutricional.

Começando pela massa, coloque os ingredientes secos em um recipiente e misture. Em seguida, adicione a água e misture bem, reservando este preparo enquanto faz o molho.

Para o molho, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Não se esquecendo da fruta – ameixa ou tâmara – que funcionarão como um substituto do açúcar e trarão equilíbrio ao preparo, dada acidez do tomate.

Feito isso, este conteúdo batido vai ao fogo, em uma frigideira. Deve-se mexe-lo até que atinja um ponto mais grosso, como um molho de tomate. Ao atingir este ponto deve-se desligar o fogo e reservar o molho.

Com massa e molho basicamente prontos, foque no preparo do queijo vegano.

Este passo é tão simples quanto os demais. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, sendo o alho exceção. Uma vez que batidos, coloque-os também na frigideira e leve ao fogo, dessa vez com os alhos, mexendo até atingir uma espessura como um patê.

Com todas as partes preparadas é hora de montar e assar a pizza.

O primeiro passo desta etapa é preparar a massa. Para tanto, aqueça uma frigideira com um fio de óleo e, quando estiver quente, coloque o conteúdo da massa, deixando que cozinhe até que as bordas e o centro pareçam estar mais firmes, começando a dourar.

Quando isso ocorrer, transfira este preparo para um prato, a fim de ser mais fácil vira-la e devolva para a frigideira para cozer o outro lado. Assim que este procedimento estiver completo coloque a massa em um prato ou refratário que vá ao forno.

Por cima desta primeira camada coloque o molho que foi preparado, seguido do queijo vegano e, por último, os ingredientes do recheio que podem ser estes sugeridos ou outro de preferência pessoal.

Por fim, asse este preparo. Leve ao forno a 180 Cº por cerca de 5 minutos ou forre a frigideira com papel manteiga, retorne este preparo para lá e tampe-a, deixando no fogo por cerca de 3 minutos.

Passado este tempo de assar a pizza está pronta para ser servida e degustada por todos.

 

0/5 (0 Reviews)