Quando falamos em pratos baseados em massa, seja esta seca ou fresca, o que rapidamente nos vem à cabeça é atrelar este alimento a Itália. Mas, isso nem sempre está correto.

Um delicioso prato feito com massa e de origem diferenciada a maioria das massas é o Sorrentino, Originado em um de nossos países vizinhos, esta refeição surge na região Mar Del Plata, na Argentina. Sua criação vem como uma representação diferente do já querido Raviolli, sendo seu formato diferenciado, apresentado como um pequeno chapéu arredondado de abas pequenas.

Seus recheios tradicionais levam desde a adorada combinação de presunto e queijo, até variações como caprese ou quatro queijos. Entre esta diversidade de recheios e queijos, a mozzarella não poderia ficar a parte. Presente em inúmeros preparos deste prato é um ingrediente que traz um sabor já conhecido, porém sofisticado.

A combinação entre massa e mozzarella pode parecer simples, mas se esta for de búfala e ainda estiver aliada a folhas frescas de manjericão, não há dúvidas de que o prato final será definitivamente saboroso, agraciando o paladar de quem tiver o deleite de provar.

Para esta receita indescritivelmente saborosa, são necessários poucos ingredientes, os quais se dividem em uso para a massa, recheio e molho.

A fim de preparar a massa fresca, são utilizados os seguintes itens: 300 gramas de farinha de trigo; 3 ovos e cerca de uma colher de café de sal.

Para o recheio do Sorrentino, separe: 400 gramas de mozzarella de búfala; 2 colheres de farinha de trigo e um fio de azeite extra virgem.

O molho é o que conta com o maior número de ingredientes, sendo necessário: 8 tomates frescos e maduros; 1 maço de manjericão fresco; 2 dentes de alho; 50 ml de azeite extra virgem; 1 copo americano de polpa de tomate e mozzarella de búfala cortada em pedaços a gosto.

O preparo deve partir pela massa. Em um recipiente misture a farinha e o sal e, em outro, bata os ovos separadamente. Organize a farinha no espaço de modo que ao centro se forme uma cratera, similar a de um vulcão, e adicione os ovos batidos neste espaço. Com um garfo, misture suavemente os ingredientes até que estejam incorporados.

No segundo momento, enfarinhe uma superfície lisa como um tampo de mármore, mesa ou bancada, e transfira a massa para este local. Por um período entre dez e quinze minutos, sove a massa até que esta atinja um ponto homogêneo e liso. Caso a perceba pouco firme coloque farinha pouco a pouco e, em caso contrário, adicione pequenas quantias de leite para que fique mais suave.

Após sovar a massa, molde-a como uma bola e enrole-a em plástico filme, levando a geladeira e deixando que descanse por no mínimo trinta minutos.

Enquanto a massa está na geladeira, ceda o período ao preparo do recheio. Este passo é bem simples, dado que inicialmente deve-se bater a mozzarella em um aparelho processador de alimentos, adicionando o azeite em seguida. Quando estiver bem batida, acrescente pouco a pouco a farinha e bata novamente, até que alcance a consistência desejada. Feito isso, reserve este preparo.

Com a massa descansando e o recheio pronto, prepare o molho. Para tanto, retire as peles e sementes dos tomates, e em seguida recorte-os em um tamanho bem pequeno. Pique os alhos e doure-os no azeite, quando estiverem no ponto desejado adicione os tomates e refogue, acrescentando por fim a polpa de tomate e deixando esta mistura ferver por cerca de dez minutos.

Enquanto o molho ferve e, se caso o tempo de descanso da massa estiver completo, retire-a da geladeira e retorne-a para a superfície lisa e enfarinhada, a fim de ser possível abri-la e montar os sorrentinos.

Divida a massa em partes para facilitar a abertura e o faça com o auxilio de um rolo de macarrão ou cilindro próprio. Estenda uma faixa da massa e coloque o recheio em divisões regulares de espaço. Cubra esta tira com o recheio com outra da mesma extensão e utilize uma forma para facilitar recortar os sorrentinos no formato adequado.

Após recortar e fechar a massa conforme sua forma tradicional, ferva uma panela com água e adicione ali os sorrentinos já recheados, deixando que cozinhem por cerca de sete minutos ou menos, sendo necessário atentar-se ao momento em que alcançarem o ponto al dente. Quando estiverem cozidos, escorra a água e os reserve, caso o molho ainda não esteja pronto.

Com a massa cozida e o molho pronto, encontre um refratário ou forma que possa ir ao forno, e disponha a massa ali, adicionando por cima o molho pomodoro, os pedaços de mozzarella conforme achar interessante e também as folhas de manjericão.

Préaqueça o forno por cerca de dez minutos enquanto monta o prato e feito isso, coloque o refratário com o preparo ali por cerca de dez minutos para que possa obter um delicioso prato de sorrentinos.

 

0/5 (0 Reviews)