Sorrentino de ricota

Uma das formas de apresentar um prato baseado em massa diferenciado é apostar nas massas recheadas, combinando o sabor do recheio com o molho escolhido para acompanhar.

sorrentino_massa

Considerando este tipo de massa, o Sorrentino é definitivamente uma aposta certeira para realizar uma refeição deliciosa. Um dos recheios que geralmente o acompanham, dado o resultado incrível que compõe, é a ricota.

Este prato conta um sabor suave, o qual pode ser combinado com algum molho de preferencia do cozinheiro, tanto um mais suave como o bechamel, como um mais robusto, contrastando diretamente com o restante do preparo e resultando em um preparo incrivelmente delicioso.

A receita deste prato conta com os ingredientes necessários para a massa base do sorrentino, a qual pode ser preparada de modo artesanal em casa, o que altera de modo positivo o resultado final quanto ao sabor da mesma.

Para seu preparo são necessárias 300 gramas de farinha de trigo; 3 ovos e 1 colher de chá de sal.

Para acompanhar a massa, o recheio conta com 1 peito de frango cozido e desfiado; 3 colheres de sopa de manjericão; 300 gramas de ricota; 3 gemas de ovo; nozes picadas, sal e pimenta gosto.

E, visando configurar uma construção de sabores suave, o molho que o acompanha requer ½ xícara de creme de leite; 2 dentes de alho; azeite de oliva e sal e pimenta a gosto.

Iniciando o processo pela massa, coloque os ingredientes secos em um recipiente e misture-os, fazendo que se organizem no espaço de forma que ao centro fique uma cratera, parecendo um vulcão. Quebre os ovos em um local separado e misture-os com o auxilio de um garfo, suavemente.

Adicione os ovos neste espaço similar a uma cratera e incorpore os ingredientes trazendo a farinha das bordas para o centro em movimentos suaves com os dedos. Siga misturando, sovando a massa, por cerca de dez minutos ou até obter uma consistência homogênea e lisa, na qual o conteúdo não grude mais no recipiente ou nas mãos.

Feito isso, cubra o preparo com plástico filme e deixe descansar por trinta minutos. Enquanto isso faça os preparativos para o recheio e o molho.

Se o frango já estiver cozido, desfie-o e reserve. Pique os ingredientes que necessitarem deste processo como o alho e o manjericão e, caso ache interessante, passe as nozes em um processador para que sua presença fique mais suave.

Uma vez que os ingredientes estiverem prontos para uso, misture os ingredientes referentes ao recheio e reserve-os.

Após o tempo que a massa permaneceu na geladeira, retire o plástico filme e a abra, com o auxílio de um rolo de macarrão, sob uma superfície enfarinhada. Divida o preparo em duas partes, uma para base e outra para fechar os sorrentinos.

Para dar o formato adequado a este tipo de preparo é possível tanto fazer com o auxílio de uma faca, embora desse modo vá ser mais trabalhoso, como se pode utilizar de uma forma circular para apenas cortar a massa e fecha-la posteriormente.

Para evitar que a massa se abra, é interessante colocar um palito entre as camadas ou pressionar as bordas com o auxilio de um garfo, evitando que abra e o recheio vaze no momento do cozimento.

Com as unidades recortadas, disponha o recheio recém-preparado sobre elas, e em seguida cubra com outra camada de massa.

Considerando que o cozimento de massas frescas é rápido, prepare o molho e o reserve para levar os sorrentinos a cozimento logo em seguida.

O preparo do molho é simples. Em uma panela, doure os alhos, atentando-se para que não queimem e adicione a ele o creme de leite. Tempere essa mistura com o sal e a pimenta, conforme achar necessário. Baixe o fogo e deixe que este preparo coza entre 3 ou 4 minutos para que engrosse, mexendo vez ou outra para que não grude na panela ou queime.

Quando o molho estiver pronto e os sorrentinos devidamente montados, leve-os para cozer.

Em uma panela ferva água o bastante para cobrir toda a massa que foi preparada, caso não seja possível, faça o processo de cozimento aos poucos, cozinhando por porções. Adicione a esta água um pouco de sal, cerca de 1 colher de chá.

Deixe que permaneçam na água até que subam a superfície, pois esta é a indicação que o processo de cozimento está completo. Uma vez que estejam prontos, basta transferir os sorrentinos para um prato ou refratário e rega-los com o molho que foi preparado para acompanha-lo, servindo em seguida.

Esta receita prepara cerca de 6 porções. Para aumentar este número, no caso da massa, basta incrementa-la respeitando a proporção de um para um. A cada 100 gramas de farinha a mais, adicione mais um ovo.

O recheio, assim como o molho, pode ser alterado conforme a preferencia de quem preparar a receita. Visando deixa-lo mais consistente ou ralo.

Desse modo, através de um preparo rápido e com um número mediano de ingredientes necessários, faz-se uma receita saborosa e leve, a qual provavelmente será aprovada por quem a degustar.

0/5 (0 Reviews)
2019-02-12T23:12:03+00:00