Tortelli recheado de abóbora

O Tortelli é uma das muitas variações entre as receitas existentes com massa em sua base. De fácil preparo, é uma opção interessante para quem procura inserir na refeição um alimento com base em massas frescas e que permita uma infinidade de opções frente ao que será disposto como recheio e molho do prato.

tortelli

Sua origem data de tempos medievais na Itália, surgindo como um acompanhamento de caldos e sopas. Estudiosos defendem que sua criação se deu entre os séculos XII e XII, dada à etimologia da palavra Tortelli que provém de tortellus um tipo de pão salgado e recheado que era consumido em monastérios nesse tempo.

Alguns sujeitos acreditam que o surgimento deste prato seja ainda mais antigo, atrelando sua criação a lendas mitológicas. De acordo com a lenda, o Tortelli teria surgido em homenagem a Vênus, a deusa do amor e da beleza, e seu formato seria a representação do umbigo perfeito da deusa.

Atualmente, no Brasil, observa-se que este prato é comumente confundido com o capelletti, ainda que sejam pratos diferentes. O Tortelli é um prato mais delicado, o qual se apresenta em um tamanho menor, com menos recheio e massa mais fina.

Uma de suas variações mais tradicionais é o qual o recheio se baseia em abóbora. Este é um prato simples que pode facilmente ser preparado em casa de modo artesanal, desde suas massas italianas até os passos finais para gratiná-lo. Seu preparo conta com um número razoável de ingredientes necessários, entretanto, com exceção a abóbora, todos os demais são usualmente encontrados na maioria das cozinhas brasileiras.

Para a massa, são necessários poucos ingredientes, sendo estes: 5 ovos grandes inteiros; 5 xícaras de chá de farinha de trigo; 3 colheres de sopa de óleo e uma pitada de sal.

Para o recheio, a abóbora é o grande destaque, sendo necessários 2 quilos do tipo moranga, ou outra de preferência pessoal como japonesa ou doce, já descascadas. Além disso, utiliza-se também 1 cebola grande picada; 6 dentes de alho amassados; ½ xícara de chá de óleo; ½ maço de chá de cheiro verde picado e sal e pimenta a gosto.

Para o toque final, o molho do prato, utiliza-se o maior número de ingredientes, visando uma construção de um sabor inigualável. Para tanto, são necessários: 1 litro de creme de leite fresco; 2 xícaras de chá de leite; 3 cubos de caldo de galinha; 1 colher de sopa de manteiga; 15 folhas de manjericão fresco; 1 pitada de noz moscada; 5 litros de água fervente; 200g de queijo parmesão ralado; 1 colher de sobremesa de óleo, sal e pimenta a gosto.

O preparo é simples. Começando pela massa, coloque a farinha em um recipiente e abra uma cratera, como a de um vulcão, ao meio e adicione os ovos neste espaço. Misture um pouco e em seguida adicione o óleo e o sal, misturando com as mãos, sovando-a, até que atinja um ponto liso e homogêneo em que não grude nas mãos. Feito isso, cubra o recipiente com um pano de prato ou papel filme e deixe descansar por cerca de meia hora.

Enquanto a massa descansa, volte à atenção ao preparo do recheio. Coloque em uma panela o óleo, cebola e alho, e refogue, adicionando em seguida os pedaços de abóbora, assim como o sal e pimenta. Prossiga mexendo, enquanto pouco a pouco adiciona a água, até que a consistência seja a de um purê. Assim que alcançar o ponto desejado, desligue o fogo e adicione o cheiro verde, reservando este preparo até que esfrie.

O molho, embora conte com o maior numero de ingredientes, é o de preparo mais simples, bastando levar ao fogo todos os conteúdos, com exceção do queijo parmesão, e mistura-los brevemente, deixando em seguida que fervam. Com essa etapa concluída deixe o molho, assim como o recheio, reservado e atente-se quanto à montagem dos Tortellis.

Em uma superfície lisa e enfarinhada, como um balcão ou tampo de mármore, abra a massa com o auxílio de um rolo de macarrão, buscando alcançar uma espessura fina. Em seguida, recorte-a em pequenos quadrados de tamanho médio de 6×6 cm.

Assim que o recheio alcançar uma temperatura mais amena, adicione um pouco dentro de cada um dos quadrados recém-recortados e feche-os, unindo as pontas opostas em um formato triangular, dando assim o formato típico desde prato.

Com os Tortelli montados, leve-os para cozer em água fervente com sal, deixando que permaneçam ali por alguns minutos até que subam para a superfície da panela, indicando que o processo de cozimento se concretizou.

Feito isso, escorra este preparo e coloque em uma forma ou refratário, adicionando junto a ele o molho previamente preparado, assim como distribua o queijo parmesão sob todo o conteúdo, em seguida leve ao forno e deixe que asse até que perceba o conteúdo já gratinado, o que indica estar pronto.

De preparo rápido e fácil, esta receita certamente irá agraciar o paladar de quem a provar, e rende cerca de onze porções.

0/5 (0 Reviews)
2019-01-06T17:20:38+00:00