Tortinha de flora doce com recheio de chocolate

As massas estão presentes nas mais variadas refeições e nas mais diversas formas, seja como um pãozinho no café da manhã; um espaguete no almoço de domingo ou uma torta ao fim da tarde. Preparar uma receita que tenha a massa como base é garantia de agradar o mais crítico dos paladares.

Mais do que refeições salgadas e nutritivas, as massas nos permitem também saborear, vez ou outra, um lanche ou petisco doce, seja como uma sobremesa ou como o prato principal de um café.

A Flora doce é um tipo de massa, leve e saborosa, que vem como uma opção para substituir com excelência a já tradicional massa podre e também as feitas com base em bolachas de maisena. De dificuldade baixa para o preparo, resulta em um conteúdo suficiente para servir cerca de oito pessoas, se feita em uma forma de torta de fundo removível – visando porções maiores – e muito mais, se feita em formas pequenas, e pode ser recheada com o doce de preferência do cozinheiro.

Os ingredientes necessários para esta receita abarcam: 2 xícaras de farinha com fermento; 1 xícara de açúcar; 2 ovos; 100 gramas de manteiga; 1 colher de chá de essência de baunilha; 1 colher de raspa de limão e 400 gramas de doce a seu gosto.

Para o preparo da massa, misture o açúcar e a manteiga em um recipiente, em seguida um ovo por vez, mexendo bem até que os ingredientes se incorporem e feito isso adicione a farinha e as raspas de limão, tornando a mexer.

Com os ingredientes misturados devidamente, coloque-os sob uma superfície lisa e enfarinhada tal como um tampo de mármore ou bancada, a fim de sovar a massa até que fique homogênea e lisa. Se achar que o conteúdo está muito seco, adicione pequenas quantias de leite e, caso a perceba grudando nas mãos e na superfície, pequenas quantias de farinha até que atinja o ponto desejado.

Retorne a massa ao recipiente e a cubra com um plástico filme ou pano de prato, levando-a em seguida a geladeira por cerca de trinta minutos. Após esse período, retire-a e deixe que volte naturalmente a temperatura ambiente.

Feito isso, unte a forma, utilizando para tanto manteiga e açúcar ao invés de farinha, caso ache interessante. A forma a ser utilizada pode ser própria para tortas, com fundo removível, ou pequenas como para o preparo de cupcakes ou empadinhas, pois após esfriar a torta pode facilmente ser desenformada.

Coloque a massa na forma de sua preferência, abrindo-a com os dedos de modo que cubra o fundo e as laterais da forma e, em seguida, prepare o recheio. Enquanto prepara o recheio, coloque o forno para esquentar a 180 Cº

Esse tipo de massa permite uma variedade de recheios como complemento, entretanto, por que não preparar uma tradicional torta de chocolate?

O chocolate é um dos alimentos mais consumidos mundialmente e, portanto, um dos que mais agradam o paladar de adultos e crianças, inclusive no Brasil, que é um dos maiores consumidores desse alimento no mundo. Até o final de 2016, o país se encontrava sendo o quarto maior consumidor, representando cerca de 2,2kg por habitante, e terceiro maior produtor de chocolate em nível mundial, representando uma produção de 228.212 toneladas só no ano de 2012.

Um alimento aparentemente tão apreciado pela população em geral, certamente irá representar opiniões positivas quanto a sua junção em função de recheio a uma massa tão suave e deliciosa como a flora doce.

Para os ingredientes do recheio desta sobremesa, separe: 1 xícara de chá de achocolatado em pó; 1 xícara + 2/3 de xícara de chá (400 ml) de leite; 2 colheres de sopa de manteiga; ½ xícara de chá de açúcar e 2 colheres de sopa de amilho de milho.

No momento de preparo, misture em uma panela – com o fogo desligado – os ingredientes secos, o achocolatado, o açúcar e o amido, e em seguida adicione o leite, mexendo rápido para que o amido não crie pequenas pelotas. Coloque a manteiga com os demais ingredientes e ligue o fogo, mantendo-o baixo e mexendo sempre o fogo até que atinja o ponto ideal.

O fogo deve cessar quando o conteúdo atingir um ponto homogêneo e liso, similar ao do brigadeiro. Feito isso, despeje essa calda na massa da torta e leve-a para assar por cerca de 45 minutos ou até que perceba a massa dourar.

Quando a torta estiver pronta, retire-a do forno com cuidado, pois o recheio ainda estará cremoso. Deixe-a esfriar em temperatura ambiente e, em seguida, leve-a a geladeira e deixe descansar até o dia seguinte. O resultado é uma massa saborosa, macia e de uma doçura suave, a qual é complementada com o recheio de chocolate que se torna mais firme em relação à textura, se tornando muito similar a textura de um mousse.

 

0/5 (0 Reviews)
2019-01-06T17:19:46+00:00