Massas | Espaguete

As massas alimentícias são um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, sendo Brasil o terceiro país a mais consumi-la. Por aqui, existem quarenta tipos diferentes de massa disponíveis no mercado, além das infinitas opções de receitas na internet para o preparo de massa fresca artesanal e, ainda assim, o brasileiro não muda a sua preferência por um prato especifico entre tantos, o delicioso espaguete.

espaguetti_preparato

De acordo com uma pesquisa realizada frente ao consumo de massas no país, o espaguete aparece representando o primeiro lugar no ranking com valores a 57% da preferência dos indivíduos entrevistados.

Este prato que tem a massa como base, se apresenta sendo um tipo de macarrão de fios finos e longos, feitos comumente com poucos e simples ingredientes, tal como farinha, água e, por vezes, ovos. De preparo fácil, pode ser acompanhado dos mais variados molhos, desde o tradicional de tomate a algo mais elaborado como um molho de camarão picante.

Usualmente temos o espaguete como sendo um sinônimo de macarronada, prato geralmente presente à mesa do brasileiro.  Não é difícil conhecer ou ser o sujeito que aos domingos se reúne com a família, geralmente na casa da avó, a fim de dividir uma grande porção de macarronada com os entes queridos.

Entretanto, é interessante compreender a distinção que existe entre essas definições. Embora feitos do mesmo tipo de massa, a qual em geral é simples, o espaguete diz respeito particularmente a um tipo de macarrão, o qual como descrito anteriormente é fino e longo, além de poder vir acompanhado de vários tipos de molhos.

A macarronada, por sua vez, é atrelada a um prato de macarrão, mas sem especificar o tipo a ser utilizado, se espaguete, fusilli ou outro, e geralmente tem como acompanhamento molhos mais tradicionais como o de tomate ou bolonhesa.

O importante é que, independente da escolha do prato, escolher uma refeição baseada em massa é praticamente garantir um momento proveitoso frente à degustação de deliciosos sabores. Sendo a escolha o tradicional espaguete, vale variar o molho, deixando os tradicionais um pouco de lado, aproveitando a variedade de sabores com os quais este tipo de macarrão pode ser combinado e apresentar um resultado agradável ao paladar.

Considerando essa possibilidade, observe as receitas a seguir frente a uma massa fresca básica para esse prato e dois diferentes molhos para acompanha-la, sendo estes o já citado anteriormente, molho de camarão picante e ainda um de tomate, atum e alcaparras.

O preparo do espaguete começa pela massa fresca. Uma receita simples que oferece uma porção para até quatro pessoas, envolve a utilização de apenas três ingredientes: quatrocentos gramas de trigo para a massa e mais o suficiente para polvilhar a superfície em que será aberta; quatro ovos e duas colheres rasas de sal.

Em um recipiente coloca-se primeiro a farinha, fazendo uma espécie de cratera ao meio, onde se adiciona os ovos e o sal. Estes ingredientes são misturados até que atinjam um ponto homogêneo, passando então a segunda fase, onde é posta sob uma superfície enfarinhada onde é sovada, aberta e recortada no formato de espaguete, tiras extensas e de pouca espessura.

Uma vez pronta basta cozê-la por cerca de cinco minutos em água fervente com sal, escoando a água em seguida, adicionando a massa ao molho.

O molho de molho de camarão picante é de simples se preparar. Utiliza o macarrão preparado, pouco mais de meio quilo; novecentos gramas de camarão cozido; três cebolas; dois tomates picados; cem gramas de manteiga e meia pimenta dedo de moça.

Seu preparo envolve inicialmente dourar a cebola picada com a manteiga, adicionando a pimenta e o tomate, também picados. Quando a cebola dourar, adicione o camarão – previamente descascado – e misture os ingredientes, adicionando-os ao macarrão em seguida e o servindo.

Se a preferência pelo acompanhamento for tomate, atum e alcaparras, o preparo é tão simples quanto o anterior. São necessários meio quilo de massa fresca; uma lata de tomates sem pele; duzentas e oitenta gramas de atum em óleo; três dentes de alho; três colheres de sopa de alcaparra; azeite; sal e pimenta a gosto.

Feito o cozimento do macarrão, se aquece uma colher de sopa de óleo e adiciona dois dos três dentes de alho para dourar, assim como os tomates, sal e pimenta em seguida. É preciso que deixe esse preparo cozer por cerca de dez minutos, adicionando os itens sobressalentes, atum e alcaparras, em seguida deixando que cozinhe por mais cinco minutos. Dado esse tempo o molho está pronto para ser adicionado a massa.

A partir de poucos e simples ingredientes é possível preparar uma refeição rápida e saborosa, tendo como base um dos alimentos favoritos entre a maior parte das pessoas, a massa. Nas receitas explanadas anteriormente, observa-se que o preparo da massa fresca é o que se dispensaria um pouco mais de tempo, embora não mais do que vinte ou trinta minutos, mesmo tempo que cada um dos molhos leva para ser concluído.

0/5 (0 Reviews)
2018-12-05T13:39:19+00:00