MASSAS FRESCAS – Alimentação saudável | massa integral

Atualmente temos nos deparado com um constante crescimento do movimento em prol de uma alimentação saudável e balanceada, na qual muitas das vezes, a primeira impressão é a de que a inserção de massas na dieta não parece ser uma opção plausível dentre aquelas denominadas como receitas fitness. Desse modo, todas as deliciosas refeições que apresentam a massa como ponto de destaque acabam sendo tidas como proibidas, aparecendo na mesa das pessoas em poucas ou em nenhuma situação. Aproveitar uma bela porção de lasanha ou o espaguete na casa da avó aos domingos já não é mais atrelado a um momento acolhedor, mas ao velho ditado de sentir-se entre a cruz e a espada, diante a vontade de aproveitar a refeição, mas acreditando não dever fazê-lo.

massa de macarrão fresca

Entretanto, é importante lembrar que embora a massa muitas das vezes seja apresentada como a vilã das dietas, ela contém importantes elementos nutricionais em sua constituição, sendo um dos principais alimentos da base da pirâmide alimentar. Indispensável para a obtenção de vitaminas e fibras, as massas são carboidratos complexos, sendo o consumo diário incorporado à dieta dos sujeitos usualmente indicado para uma alimentação balanceada e uma vida saudável, mesmo diante dietas buscando a perda de peso.

O que muitos não sabem a respeito das massas, o que pode levar a sua total suspensão das refeições, é que existem versões alternativas que podem ser preparadas, sendo estas massas frescas baseadas em ingredientes naturais que permitem ao sujeito um consumo saudável que supre as necessidades referentes aos nutrientes e possibilita a evitação de determinados ingredientes, substituindo-os por outros mais interessantes nutricionalmente.

Essas massas frescas alternativas podem, assim como as regulares, serem utilizadas para uma série de receitas, como, por exemplo, para o preparo de um macarrão, uma lasanha ou nhoque. São massas de fácil preparo e de gosto inigualável, superando o sabor encontrado nas secas as quais encontramos em supermercados. Uma receita incrível desse tipo de alternativa se dá pela massa integral, a qual pode ser utilizada para o preparo de macarrão ou lasanha. A seguir, têm-se explanado os passos de como realizar seu preparo de modo correto e possibilitar a você ou sua família uma refeição que não será apenas incrivelmente deliciosa, mas também superior em aspectos nutricionais.

A utilização da massa integral permite que a refeição possa ser consumida com maior tranquilidade por um número maior de sujeitos como, por exemplo, pessoas que têm diabetes e evitam comidas como massas, a fim de manter os níveis de glicose equilibrados e aqueles os quais estão em um processo de dieta emagrecedora, mas não querem cortar totalmente o consumo desse tipo de alimento.

Os ingredientes necessários para o preparo dessa massa são bem simples, sendo utilizados, em uma porção para o consumo de duas pessoas, dois ovos grandes inteiros e duzentos gramas de farinha 100% integral. O preparo, assim como a maioria das receitas dessa categoria, envolve colocar a porção de farinha em um recipiente e abrir uma espécie de buraco no meio desta, deixando a aparência semelhante a uma cratera de vulcão. Neste buraco, a cratera na farinha, colocam-se os ovos e gentilmente, em um movimento de pinça com os dedos, misturam-se os ingredientes. Uma vez que os ingredientes estejam misturados dá-se início ao momento de sovar a massa, trabalhando-a para que fique na consistência ideal.

O dicionário define sovar como o movimento amassar, misturar bem a massa sob uma superfície lisa no propósito de torna-la homogênea e lisa, portanto, é essencial que se tenha um local adequado para tanto como, por exemplo, uma superfície de mármore, a qual deve ser enfarinhada antes de entrar em contato com a massa, evitando que grude no local. Uma vez que tenha sovado bem a massa, é necessário deixa-la descansar em um recipiente coberto com plástico filme, pois isso evita que se quebre na etapa seguinte.

Por fim, abre-se a massa, podendo essa etapa ser feita com o auxílio de um cilindro próprio para esse fim ou através de um rolo de macarrão. Sendo o rolo usualmente encontrado nas cozinhas a opção escolhida, põe-se a massa sob uma superfície lisa, não se esquecendo de enfarinha-la antes, e então se realiza sua abertura até que sua espessura seja fina, em seguida cortando-a no formato que se mostrar mais adequado para a receita que se pretende fazer, cozinhando-a em seguida e atentando-se para o fato de que massas frescas cozinham em tempo inferior as secas, em um tempo médio de cinco minutos.

O interessante dessa receita é que, além de saudável, é também uma massa básica e pode ser adaptada para uma série de receitas, podendo, por exemplo, haver a adição de legumes a ela, batendo no liquidificador uma xícara de espinafre, cenoura ou um legume de preferência pessoal com ½ xícara de água, adicionando esse item pouco a pouco na massa, tornando-a mais atrativa visualmente e nutricionalmente.

A fábrica de massa fresca Preparato situada na zona oeste de São Paulo fornece diversos tipos de massas. Tem nhoque com brócolis, nhoque com cenoura e muitas outras opções. Experimente!

0/5 (0 Reviews)
2018-11-03T21:40:58+00:00